top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

Contador de fluxo de pessoas e Lotação do ambiente.

Atualizado: 22 de jul. de 2023

Em 2020 vivemos um ano atípico de tudo o que estávamos acostumados e não é incógnito para ninguém a seriedade dos impactos causados pela COVID-19 em todo o mundo.


Desde os âmbitos sociais e econômicos até políticos, culturais e históricos sofreram impactos profundos e sem precedentes por conta da atual pandemia.


Como temos visto uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para prevenção da COVID-19 é o distanciamento social. Um distanciamento de no mínimo 1 metro entre pessoas e objetos em locais públicos e também do convívio social.


Quando se trata da gestão de locais públicos ou locais com atendimento ao público, empresários e gerentes precisam encontrar formas de tornar o distanciamento um pré requisito dentro de seus estabelecimentos, a fim de garantir a segurança de seu público e também estar de acordo com as políticas públicas para não sofrerem nenhum tipo de penalização.


Mas se esse distanciamento entre pessoas fica à cargo das próprias pessoas envolvidas, como empresários e gerentes podem contribuir de forma eficiente?

Continue lendo para saber mais!



A necessidade do controle da lotação


contador de fluxo de pessoas
Contar de fluxo de pessoas manualmente

Atualmente, a contagem e controle das entradas em estabelecimentos são realizadas através de um colaborador dedicado a fazer a contagem manual ou por meio da entrega de fichas numeradas que circulam amplamente entre frequentadores. Nesta situação, essas fichas atual como vetores de propagação de vírus, como o SARS-COV2, sem falar na insatisfação e exposição da pessoa designada para a função.


Atualmente, a contagem e controle de fluxo de pessoas das entradas em estabelecimentos são realizadas através de um colaborador dedicado a fazer a contagem manual ou por meio da entrega de fichas numeradas que circulam amplamente entre frequentadores. Nesta situação, essas fichas atual como vetores de propagação de vírus, como o SARS-COV2, sem falar na insatisfação e exposição da pessoa designada para a função.


Em estabelecimentos com atendimento ao público devem ser implementadas formas de controlar a lotação do espaço físico de forma a limitar o número de pessoas presentes neste espaço em um dado momento.


O controle da lotação de um espaço público é necessário não apenas na situação de pandemia a que estamos vivendo mas também por questões de garantia de infraestrutura e políticas de segurança adequadas para prevenção e contenção de acidentes como incêndios, por exemplo.


O controle e contagem do fluxo de entradas e saídas no controle da lotação


Existem no mercado algumas soluções para controle do fluxo de entradas e saídas para controle da lotação de estabelecimentos como o uso de catracas, por exemplo. Desde as catracas mais simples até catracas acionáveis por meio de pagamentos e identificação de usuários por meio de cartões RFID de proximidade e cartões e/ou dispositivos NFC.


Contudo, o uso de catracas pode acabar limitando e até mesmo impedindo uma evacuação rápida em casos de necessidade. Em alternativa às catracas existem dispositivos que realizam a contagem de fluxo de pessoas por meio de sensores ópticos.


Contadores inteligentes para fluxo de pessoas


Dispositivos contadores de fluxo que se utilizam de sensores ópticos são extremamente eficientes na contagem de fluxo de pessoas e não impedem uma possível evacuação de emergência por não se utilizarem de barreiras físicas para impedir o fluxo livre.


Não só numa situação de pandemia e atendimento à normas de infra estrutura e segurança, a contagem e controle do fluxo e lotação de espaços é importante também na gestão desses espaços como em momentos de organização de eventos e fechamento.


Contadores inteligentes para fluxo de pessoas além de se utilizarem de sensores ópticos contam também com inteligência de software para apresentar relatórios e métricas de entradas, saídas e lotação em tempo real de um determinado espaço além de permitirem filtragem desses relatórios por dias, meses e anos.

contador de fluxo de pessoas
contador de fluxo de pessoas

Relatórios e métricas de lotação e visitação são grandes ferramentas na gestão e organização de eventos, de alocação de colaboradores para atendimento, previsões de consumo, planejamento de férias e períodos de recesso e etc.


E você? Já ouviu falar em contadores de fluxo de pessoas? E contadores inteligentes para fluxo de pessoas? Responda nos comentários!


A RFIDBrasil, empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas para o mercado nacional, está disponibilizando uma solução inovadora para contagem de fluxo de pessoas, um contador inteligente, o AngelFlux. O AngelFlux é uma solução simples porém poderosa no que diz respeito à contagem de fluxo. Um contador de fluxo bidirecional, que garante a contagem de entradas e saídas, com plataforma web acessível por meio de usuário e senha para geração e exibição de relatórios e métricas de entradas, saídas e lotação do espaço em tempo real.

Quer saber mais? Acesse angelflux.com.br


49 visualizações0 comentário

Comments


  • Whatsapp
bottom of page