top of page
  • Paola Chastagnier

TECNOLOGIA RFID PARA BIBLIOTECAS

Atualizado: 27 de nov. de 2023


TECNOLOGIA RFID PARA BIBLIOTECAS
TECNOLOGIA RFID PARA BIBLIOTECAS

TECNOLOGIA RFID PARA BIBLIOTECAS


Você sabia que a tecnologia RFID além de estar revolucionando diversos segmentos como indústria, varejo e logística, também pode revolucionar o dia a dia da sua biblioteca? Conheça mais sobre a tecnologia RFID para bibliotecas.


A tecnologia RFID é caracterizada principalmente pela utilização de etiquetas inteligentes que permitem a identificação de itens, por meio da gravação de dados, e também sua localização, posicionamento, temperatura e etc, por meio de sensores, oferecendo maior controle sobre o monitoramento e rastreabilidade, facilitando a gestão de estoques e ativos.


“Que a tecnologia RFID é muito útil para gestão de estoque e ativos eu já sabia, mas como assim ela pode facilitar dia a dia da minha biblioteca?”



Com a tecnologia RFID para bibliotecas a rotina das atividades de empréstimo de livros se torna muito mais rápida, assim como o inventário, já que a tecnologia possibilita o uso de equipamentos para autoatendimento e inventários periódicos automáticos, tornando a gestão da sua biblioteca muito mais dinâmica.


ANTIFURTO RFID PARA BIBLIOTECAS


Um sistema antifurto de tecnologia RFID para bibliotecas é composto, basicamente, de portais – ou antenas –, leitores de mesa e etiquetas. Com este sistema básico já será possível realizar o empréstimo e devolução em apenas alguns passos simples a partir da colocação dos livros sobre a estação de trabalho.


Em uma única operação você já poderá assinalar a entrada ou saída de determinado item da biblioteca trocando, nas configurações do chip da etiqueta, o status deste item entre devolvido/emprestado, ativando ou desativando o seu bit de segurança.

Um sistema antifurto de tecnologia RFID permite processamento de diversos itens de uma só vez, fazendo com que você dê adeus aos inúmeros processos repetitivos de empréstimo e devolução, como ocorre no uso de um sistema antifurto eletromagnético, por exemplo.


INVENTÁRIO RFID PARA BIBLIOTECAS


Além das operações diárias de empréstimo e devolução, um sistema de tecnologia RFID permite, ainda, a realização do inventário de forma muito mais simplificada sem demandar a retirada do livro das estantes.


Com leitores RFID portáteis é possível realizar a leitura em massa dos itens nas estantes. Assim, um inventário que despenderia de diversos dias para ser finalizado pode ser realizado em apenas algumas horas otimizando o de tempo de trabalho dos colaboradores da biblioteca que estarão disponíveis para executar atividades de maior importância e que sejam mais produtivas como pesquisas, projetos científicos, etc.


Aqui é importante ressaltar que a tecnologia RFID UHF é amplamente utilizada no controle de estoque, patrimonial e de ativos, ou seja, com esta tecnologia não somente a biblioteca será beneficiada, como toda a instituição poderá se aproveitar das vantagens do RFID com a ampliação de seu uso para a gestão patrimonial, gestão e monitoramento de acesso e tráfego e etc. para os demais setores.


Quer saber mais sobre o uso do RFID UHF nas bibliotecas? Assista o vídeo abaixo.


Sistema RFID UHF para bibliotecas

AUTOATENDIMENTO PARA BIBLIOTECAS


Outra possibilidade que um sistema RFID apresenta é a automação das operações de empréstimo e devolução a partir de terminais de autoatendimento.


Nestes terminais o aluno pode realizar o empréstimo, devolução ou renovação de empréstimo de maneira autônoma. Os terminais de autoatendimento são acessados via login e senha ou por meio de carteirinha de usuário com RFID ou código de barras. As operações são fáceis e com telas intuitivas que auxiliam o usuário em cada uma das etapas.


MODERNIDADE AUTOATENDIMENTO MOBILE

USO DO APP RFID FÁCIL PARA AUTOATENDIMENTO
AUTOATENDIMENTO RFID EM BIBLIOTECAS

Agora os usuários das bibliotecas podem realizar seu empréstimo ou devolução diretamente pelo App RFID FÁCIL que integrado ao software de gestão da biblioteca permitirá que esse processo ocorra com total segurança, de forma rápida, eficiente e melhor ainda: SUPER MODERNO.










TECNOLOGIA RFID PARA BIBLIOTECAS


A tecnologia RFID é a escolha ideal para bibliotecas modernas que buscam uma gestão eficiente e segura de seu acervo. A implementação dessa tecnologia oferece uma série de vantagens, incluindo antifurto automatizado, facilitando a segurança dos itens, além do auto-empréstimo, que agiliza o processo de retirada de obras. Com o RFID, a circulação das obras se torna mais fluída e precisa, proporcionando uma experiência aprimorada para os usuários. Além disso, a tecnologia permite um inventário eficiente, simplificando o controle de acervo.

DESING MODERNO E MAIS EFICIÊNCIA


Além de todas as características descritas acima, podemos acrescentar aqui o design moderno dos sistemas da tecnologia RFID para bibliotecas. Além dos tradicionais portais, existe ainda a possibilidade de utilização de antenas aéreas, que podem ser instaladas no teto ou até mesmo embutidas em forros de gesso ou de madeira.

Modernize sua biblioteca!


Fale conosco para saber mais sobre o sistema de RFID que mais se adequa à sua biblioteca.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
bottom of page