Tecnologia RFID em eventos
A identificação por radiofrequência, conhecida pela sigla em inglês RFID — Radio Frequency Identification —, refere-se a uma variedade de tecnologias sem fio que criam uma comunicação entre um tag (etiqueta) e um leitor. O RFID já é aplicado em diversas áreas, como no controle de estoque de empresas, em que garante a acurácia dos dados e diminui o desperdício e erros. Contudo, um uso não tão comum da tecnologia vem ganhando espaço no mundo dos negócios: o da gestão e segurança de eventos. Ficou curioso? Continue lendo e descubra como a aplicação da tecnologia RFID em eventos funciona!
COMO É FEITA A GESTÃO E SEGURANÇA DE EVENTOS COM A TECNOLOGIA RFID?
A tecnologia RFID na segurança de eventos funciona como um sistema de rastreamento das pessoas que passam pela entrada do local do evento. Isso significa que, em vez de utilizarem ingressos comuns de papel impresso, ou mesmo aqueles com QR Code, os participantes de um evento portam credenciais na forma de crachás, cartões ou pulseiras que possuem a tag identificável pelo leitor RFID.
Esse método garante mais segurança ao controle de entrada em um local fechado, além de fornecer aos produtores do evento dados mais seguros quanto ao número de pessoas que compareceram já que a leitura é feita independentemente de visada direta e de forma automática, ou seja, sem a necessidade de operadores humanos. Isto é particularmente importante em eventos onde o grande fluxo de pessoas deve ocorrer de forma ininterrupta e segura.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DO RFID EM EVENTOS?
Para se ter uma ideia de como essa tecnologia tem ganhado espaço, o RFID já é utilizado com sucesso no Carnaval do Rio de Janeiro desde o ano de 2016, para o controle de acesso do público VIP que frequenta a Sapucaí, do pessoal de apoio e dos convidados de alguns dos seus camarotes mais renomados: Todos aqueles que portam a credencial na forma de crachá ou cartão RFID (que tem um código unívoco) tem o seu acesso liberado ao local respectivo, sem filas ou conferencias demoradas, tudo de forma rápida e segura. Além desta aplicação, existem portais para controle de acesso do pessoal de apoio, baseado numa rígida hierarquia de acessos e uma grande inovação introduzida em 2017 é a torre, que instalada nas proximidades da pista, possibilita com total segurança que sejam verificadas todas as credenciais daquelas pessoas que estão na pista durante o evento, evitando com isto que pessoas não autorizadas permaneçam na mesma, prevenindo acidentes com vítimas humanas como ocorrido no ano em 2016. A torre identifica todo o pessoal de apoio presente na pista de desfile e em caso de uma eventual intrusão, informa aos agentes de segurança o nome e a identificação visual do intruso que pode assim ser localizado, advertido e se necessário retirado do local.
Obviamente além de eventos como o Carnaval e outros shows com grande frequência de público, a tecnologia RFID ainda pode ser usada em feiras e seminários corporativos, podendo fornecer às empresas realizadoras dados sobre os estandes mais visitados, palestras que fizeram mais sucesso ou produtos mais testados, por exemplo.
Em todos estes casos, a adoção daTecnologia RFID em eventos por motivos de preservar a privacidade dos presentes, recomenda-se que sejam informados da existência deste tipo de monitoração com tecnologia RFID, para que os mesmos decidam se aceitam ou não esta atividade, e assim estejam cientes de que a sua presença será monitorada e rastreada.
Mas, se você ainda está na dúvida sobre os benefícios do uso dessa tecnologia, aqui estão cinco razões pelas quais você deve considerar a implementação do RFID para gestão e segurança de eventos com efetivo controle da entrada:
1. AMPLIA A EXPERIÊNCIA DO PARTICIPANTE
Ao analisar quem está visitando estandes e seções em uma feira, por exemplo, é possível compreender os interesses dos participantes e melhorar as suas experiências no evento, fornecendo informações adicionais relacionadas aos seus interesses. No caso de shows e eventos como o Carnaval, a experiência do usuário também pode ser ampliada enviando uma mensagem direcionada para os participantes que compareceram ao evento. Outra ideia é permitir que eles linkem as tags com seus perfis nos Facebook, assim a pulseira consegue sinalizar ao usuário quando ele passar próximo de algum dos seus amigos da rede social durante o show.
2. ELIMINA FILAS E MELHORA O FLUXO DE ENTRADA
Os seguranças que controlam a entrada não mais precisarão perder tempo lendo informações de um código de barras impresso em um documento suscetível a cópias fraudulentas. Com as tags instaladas nos crachás, cartões ou pulseiras, os dados dos participantes, inclusive imagens coletadas durante a etapa de cadastramento, serão disponibilizados automaticamente em uma tela com a leitura dos mesmos pelo sistema RFID, agilizando o fluxo de circulação do público.
3. INCREMENTA A SEGURANÇA
Os chips contidos nas tags RFID disponibilizam a implementação de poderosos algoritmos de criptografia dos dados neles contidos e apresentam recursos adicionais de segurança, assegurando acessos seguros e praticamente imunes às fraudes.
4. FORNECE DADOS E INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA MARKETING
As métricas dos seus eventos serão muito úteis como informações adicionais sobre o sucesso de suas estratégias de negócios e ainda vão ajudar a identificar áreas “quentes” (hot spots), que devem receber recursos e atenções adicionais. Dados demográficos, apresentados em relatórios customizados detalhados sobre a jornada dos participantes oferecem muitos detalhes sobre os interesses e preferências do público. Então, métricas de engajamento, como duração média e número de visitas em estandes e locais visitados, demonstrações de produtos e seminários mais visitados auxiliam na criação de respostas sobre o que os participantes estão procurando. Com esses dados, você poderá comparar resultados obtidos com realizações anteriores e direcionar melhor os esforços no seu próximo evento.
5. FACILITA COMPRAS E SERVIÇOS
O usuário pode utilizar seu crachá, cartão ou pulseira com o chip RFID para comprar produtos e utilizar serviços que serão debitados em sua conta corrente e pagos via meio de pagamento eletrônico com total segurança dos dados, agilizando assim a experiência do usuário dentro do evento, eliminando filas e dinamizando o atendimento.
E então, gostou de descobrir como a RFID é utilizada na gestão e segurança de eventos? Aproveite e veja também como otimizar o seu processo logístico para ajudar a reduzir custos aqui!
Comments