top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

IoT no varejo – alavancando vendas elevando a experiência de compras do consumidor.

Atualizado: 30 de mar. de 2023



As tecnologias de nuvem e IoT de hoje estão permitindo conectar as operações de varejo a uma experiência de compra aprimorada. Essas tecnologias agregam valor a experiência de compra e conveniência ao cliente, permitindo a análise de dados em tempo real que ajuda o gestor de lojas a melhorar o envolvimento do cliente e otimizar as operações dentro delas.


Como a IoT ajuda os varejistas


Aproveitar a IoT no ambiente de varejo pode melhorar tudo, desde o envolvimento do cliente até as operações da loja. Ele pode fornecer dados em tempo real que podem ser usados ​​para tomar decisões críticas, como gerenciar o fluxo de tráfego na loja ou a disposição dos itens nas prateleiras.


Melhorando o controle de qualidade


Por exemplo, no caso de um mercado que vende um grande volume de produtos perecíveis,  refrigeração e cuidado com temperatura é essencial, além da otimização do consumo de energia ser uma preocupação para se manter lucrativo. A IoT otimiza os sistemas de resfriamento, reduzindo os custos de energia em 20% ou mais. Os sensores integrados monitoram a função e a eficiência de cada máquina conectada, fornecendo alertas preventivos quando as máquinas estão prestes a entrar em colapso, evitando uma falha completa que resultaria em deterioração e desperdício.


Como a IoT ajuda os funcionários de varejo


A utilização de sensores nas prateleira poderá reduzir horas de trabalho normalmente seriam gastas em tarefas repetitivas, como inventário e reordenamento. Os beacons colocados em áreas dentro da loja podem alertar ao lojista sobre a presença do cliente ou identificar áreas superlotadas para tomada de decisões dentro da área monitorada, mantendo o fluxo de tráfego em movimento.


Espelhos inteligentes e provadores inteligentes


Espelhos inteligentes e vestiários inteligentes oferecem conveniência ao cliente. Em uma loja de roupas, os espelhos inteligentes podem permitir que os clientes experimentem um item uma vez e, em seguida, compararem cores diferentes sem precisar experimentar duas peças diferentes, além de sugestão de peças complementares, tudo baseado no estoque presente na loja no momento da compra. As imagens capturadas podem então ser enviadas para contatos via SMS ou mídia social, permitindo que o cliente solicite opiniões enquanto fornece ao varejista dados adicionais que podem ser aproveitados na nova segmentação.


Como a IoT ajuda o varejista


O envolvimento do cliente é sempre a principal preocupação da maioria dos varejistas. Manter os compradores informados sobre os produtos nos quais podem ter interesse, facilitar o processo de tomada de decisões e oferecer uma experiência de compra mais conveniente são apenas algumas das maneiras pelas quais a IoT oferece suporte ao cliente.


Os beacons se conectam aos compradores com programa de fidelidade  e até mesmo entram em contato, enviando ofertas baseadas em comportamentos de compra anteriores e incentivando-os a entrar na loja para receberem descontos e ofertas compatíveis com seu gosto e estoque disponível no momento da compra.


Em uma loja de maquiagem, um “espelho mágico” permite ao cliente experimentar diferentes tons de sombra ou batom sem usar um testador. A tecnologia de reconhecimento facial tem o potencial de localizar o perfil social do indivíduo, que, com a permissão do cliente, pode ser usado como marketing influenciador , podendo ser aproveitada como mais um canal de divulgação. Quando o cliente retorna à loja e acessa o espelho novamente, o histórico de compras, bem como os itens em que ele demonstrou interesse, se  tornarão parte da oferta para aprimorar sua experiência de compra.


Em suma, a IoT otimiza a frente e a retaguarda da operação de varejo. Com tantas novas maneiras de alavancar essas tecnologias emergentes, está se tornando fácil não apenas criar uma experiência do cliente que leve sua marca ao próximo nível, mas também obter insights sobre o que seus clientes realmente desejam.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
bottom of page