top of page
  • Autor convidado

Como um PDV online pode ajudar no seu varejo?

Atualizado: 30 de mar. de 2023




Empresas que possuem intenso fluxo de caixa, ou seja, que vendem muitas mercadorias todos os dias, como as que pertencem ao varejo, precisam das ferramentas adequadas para administrar o seu negócio. Nesse caso, o PDV online é extremamente útil.


A sigla, que significa ponto de venda, se refere às atividades diárias das lojas, como abertura e fechamento de caixa, entrada e saída de dinheiro, etc. No mundo real, é basicamente o caixa de uma empresa.


Mas o PDV pode ser virtual, funcionando pela internet e atrelado ao seu sistema de gestão empresarial. Dessa forma, todas as informações do ponto de venda se relacionam com o sistema do seu negócio, tornando mais eficiente a sua rotina.


Para entender melhor como um PDV online pode ajudar no seu varejo, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir:

  1. Emite notas fiscais para o consumidor

  2. Controla o fluxo de caixa

  3. Acompanha situação do estoque

  4. Permite acesso remoto

  5. Como garantir a logística das entregas

Emita notas fiscais para o consumidor


Quando se tem um PDV online, é possível emitir notas fiscais para os seus clientes de maneira rápida, prática e totalmente dentro da lei. Hoje, grande parte das empresas deve emitir a NF-e e enviar para o governo, além disso, o cliente deve ter uma versão do documento.


É a NFC-e ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, que substitui o antigo Cupom Fiscal, e com o PDV online é possível entregá-la ao cliente em poucos minutos. Essas e outras vantagens do PDV servem tanto para o varejo físico quanto para o virtual.


Controle o fluxo de caixa


Em lojas é normal que sejam realizadas as seguintes tarefas todos os dias:

  1. Abertura de Caixa;

  2. Sangria (retirada de valor do caixa);

  3. Reforço (inclusão de dinheiro no caixa);

  4. Trocas e Devoluções;

  5. Fechamento de Caixa.

Tudo isso pode ser feito pelo seu computador, de forma simples e fácil, sendo essa mais uma das formas de como um PDV online pode ajudar no seu varejo. Afinal, com um caixa tradicional, no final do expediente, você deve fechar o caixa contando o dinheiro.


Além de exigir mais tempo, esse trabalho manual pode levar a erros de cálculo, além da obrigação diária de um trabalho exaustivo e demandante de mão de obra. Mas com a informatização do seu PDV tudo é feito com menor margem para os enganos.


Acompanhe o estoque


O estoque é um setor de fundamental importância para o varejo, pois se existem muitas vendas todos os dias, é preciso que ele seja abastecido com frequência. E um simples engano pode fazer com que a sua loja perca vendas, devido à falta de mercadorias, ou ainda siga apostando em mercadorias de baixo giro.


Além disso, fazendo o controle de estoque acurado é possível saber quais artigos são mais vendidos, em que época do ano, quais são menos vendidos e mesmo aqueles que só pegam poeira. E o PDV online é um grande aliado porque atualiza o estoque a cada venda.


Associado a tecnologia RFID que permite a leitura em massa sem contato físico, este processo é praticamente instantâneo, permitindo assim a realização de inventário recorrente atualizando os dados em tempo real, sendo assim o lojista poderá com um estoque preciso e atualizado.  Chega de “fechado para balanço” já que o estoque será atualizado confrontando vendas, reposição e depósito!


Isso torna mais dinâmico o trabalho da sua equipe, podendo a mesma até mesmo ser reduzida. Afinal, consegue-se gerir com mais eficiência o estoque.


Permite acesso remoto


O PDV online permite ainda que as informações da sua loja sejam acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar, basta acessar a internet. Isso possibilita que você faça consultas mesmo quando estiver fora da sua empresa.


Além disso, tudo é feito com total segurança, já que só pode acessar o sistema da loja os funcionários que você autorizar.


Como garantir agilidade na logística das entregas e recebimentos


Além de ter um PDV online para administrar o seu negócio, é preciso garantir a adequada logística para que as mercadorias cheguem sempre dentro do prazo. Essa é uma das principais preocupações do comércio eletrônico.


As lojas virtuais vendem um grande número de artigos todos os dias, por isso, é preciso organizar bem as entregas para não haver problemas. Para tanto, também há ferramentas tecnológicas, como a RFID, que traduzindo refere-se à Identificação por Radiofrequência.


Essa tecnologia consiste em etiquetas inteligentes com chips que são lidas a partir de leitores RFID próprios que permitem a fácil e rápida contagem das mercadorias sem a necessidade de “bipar item a item” neste a caso a contagem é em massa sem a necessidade de contato físico ou visual com o código, permitindo que a conferência na separação e embarque das mesmas seja ágil, rápida e sobretudo precisa.


Na mesma vertente os recebimentos de mercadorias poderão ser conferidos em menor tempo de forma acurada e precisa, diminuindo o tempo de descarga e entrada no estoque já que com a tecnologia RFID ao se conferir o recebimento a entrada no estoque é realizada de forma automática, uma vez que esteja integrado ao sistema de gestão do cliente.


com esta tecnologia integrada ao sistema do gestão da loja também será possível oferecer aos clientes um rastreamento completo de sua compra, além de estar mais bem preparado em caso de imprevistos.


Essa tecnologia contribui, inclusive, para o controle do fluxo de produtos da cadeia de suprimentos. Com isso, você consegue monitorar tudo desde a sua produção até a distribuição. Também pode ser empregada para a logística reversa.


Gostou do nosso post, veja mais em nosso Blog!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Whatsapp
bottom of page