top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

TECNOLOGIAS NOS HOSPITAIS QUE OTIMIZAM O FLUXO DE TRABALHO E SEGURANÇA

Atualizado: 15 de nov. de 2023

Tecnologia em hospitais como ferramenta de gestãocnologias para hospitais
Tecnologia em Hospitais

Tecnologia nos Hospitais como ferramenta de gestão


O dia a dia nos hospitais é de muita intensidade e urgências. Neste ambiente, encontram-se inúmeros profissionais todos envolvidos em processos e atividades, sejam elas administrativas ou técnicas, para o bom funcionamento da organização. Por isso que estar atualizado sobre tecnologia nos hospitais é o foco do gestor da área de saúde!


E é nesse contexto que a adoção de tecnologia nos hospitais tem como objetivo principal facilitar essas atividades e garantir a segurança.


Vamos conhecer aqui algumas tecnologias que estão revolucionando o ambiente hospitalar tornando-o mais dinâmico, seguro e moderno.


Tecnologias digitais


Tecnologia para melhorar a experiencia e jornada do paciente
Jornada do paciente

JORNADA DO PACIENTE


Você sabia que já existe tecnologia para controle da jornada do paciente?

Sim é possível por meio da adoção de tecnologia nos hospitais para acompanhar todas as etapas do paciente, e com isso é possível agilizar a ocupação e desocupação de leitos hospitalares. Estudos de casos foi possível reduzir o tempo ociosidade dos leitos em 80%.











Como a adoção de tecnologia pode revolucionar a gestão hospitalar
Tecnologia em Hospitais

Telemedicina


A telemedicina na saúde vem sendo adotada para auxiliar nos processos de triagem que podem ser realizados por médicos ou enfermeiras nos casos mais simples, onde é possível avaliar o paciente de forma preliminar e auxiliar para uma tomada de decisão quanto ao encaminhamento para uma possível consulta presencial ou exames físicos.


A telemedicina também vem sendo adotada para o acompanhamento de pacientes que já foram atendidos presencialmente antes, evitando, assim, seu deslocamento para hospitais e permitindo ao profissional de saúde a manutenção do acompanhamento do paciente, avaliar sua evolução clínica e eventualmente ajustar seu plano terapêutico.

Prontuário eletrônico


Esse recurso de tecnologia nos hospitais é possível organizar de modo fácil e compreensível um histórico acessível por toda a equipe médica de um hospital ou de uma clínica, criando assim um histórico onde estarão presentes as principais informações que facilitam a sequência de um plano terapêutico sem a necessidade de refazer perguntas ou até mesmo exames.


A adoção desta tecnologia nso hospitais traz ainda vantagens tais como o conhecimento do termos de consentimentos, que são autorizações dadas pelo paciente ou responsáveis, prescrições médicas anteriores que exibem todos os tratamentos aos quais o paciente está submetido ou já foi realizado, laudos médicos de exames realizados por outros médicos, além da evolução médica do paciente e a sua resposta aos exames e tratamentos.


Isso tudo sem falar na concentração de toda a documentação relativa a este mesmo paciente em um único local, gerando confiança e celeridade nos processos.


Controles


De estoque e uso de medicamentos


Medicamentos, por serem materiais de consumo e ter seu valor atrelado a moedas estrangeiras, têm um alto custo de aquisição. Sendo assim, o seu estoque tem que ser racional, evitando seja a falta ou o excesso de estoque, o que incorreria no risco de vencimento da data de validade ou o desabastecimento no momento de necessidade de uso.


Sendo assim é importante a adoção de tecnologia no hospital para controle de estoque e acompanhar a sua movimentação, para que as tomadas de decisões para a reposição sejam realizadas de forma efetiva.


Sem falar que um estoque bem inventariado não dá margem à evasão, diminuindo assim os custos da instituição.


Armário inteligente

O armário inteligente é um aliado na automação de retirada e devolução automática de medicamentos, atuando como um hub de medicamentos direcionado a cada especialidade por setores nos hospitais.

Essa ferramenta auxilia na segmentação da disponibilidade de medicamentos totalmente automatizada, diminuindo a concentração dos medicamentos em uma única farmácia hospitalar, agilizando assim os processos;

  • Segmentação: por meio da disponibilização dos medicamentos direcionados ao setor e especialidade de onde ele é instalado;

  • Agilidade: automatização da retirada sem a necessidade de preenchimento de formulários ou requisições;

  • Associa eletronicamente o que a quem retirou os medicamentos;

  • Inventário: ao inventariar em tempo real é possível configurar estoque mínimo, reposição e outros dados cruciais para a gestão;

  • Controle: com a relação de solicitante e item é possível relacionar uso e demanda.

Essas são apenas algumas vantagens dos armários inteligentes comohub dispensador de medicamentos em hospitais.


De ativos de alto valor

O controle de ativos de alto valor é extremamente importante para a manutenção correta de um inventário atualizado e conciliado com o físico e o fiscal, para uma auditoria plena e com dados confiáveis.


Outra vantagem do inventário e controle de ativos pela tecnologia RFID é saber com precisão onde está ativo de alto valor. Essa localização acurada é de extrema importância para as tomadas de decisão de utilização dos mesmos.

Lavanderia hospitalar
Tecnologia RFID em lavanderias

De enxoval


O controle de enxoval pela adoção da tecnologia RFID é de longe o mais conhecido, mas você conhece todas as vantagens?


A primeira e mais importante é que as movimentações deixam de ser por peso e passam a ser por peça, o que dá mais qualidade ao serviço, sem falar da reposição exata do item que o hospital precisa para uso.


As demais vantagens são por conta da velocidade de leitura que permite conferir cada remessa, seja na entrada e ou na saída. E pelo fato de não precisar ter contato físico direto com os itens, não há necessidade de expor o colaborador a itens contaminantes.


A conferência de todas as movimentações reduz drasticamente a evasão de peças, diminuindo, assim, a perda financeira na reposição por meio de compra de novas peças.


De fluxo de pessoas


É muito importante que o fluxo de pessoas seja monitorado e controlado, pois com isso é possível identificar o tempo de espera para o atendimento, a duração do atendimento, a lotação de um ambiente e etc. Com estes dados, é facilitada a tomada de decisões para facilitar e melhorar o atendimento do público em geral, gerando assim satisfação dos clientes e menos stress e sobrecarga para a equipe de trabalho.




Controle de posicionamento de maqueiro
Maqueiros em ação

Já ouviu falar em: Uber de maqueiro???


Pois é, isso já existe! Essa NOVA tecnologia no hospital e através da localização em tempo real deste profissional, é possível monitorar sua localização dentro de um Complexo Hospitalar (inclusive dentro de elevadores) e realizar o controle de movimentação conforme a proximidade, gerando com isso a eficiência dos atendimentos e menor deslocamento por parte desses profissionais, otimizando suas rotas e tornando-as mais eficientes.


Pulseira inteligente RFID recém nascido
Pulseira Inteligente

Segurança na maternidade


Este recurso é, sem dúvidas, o mais conhecido e já adotado há alguns anos nas maternidades. É de conhecimento de todos que os pais ficam muito preocupados com segurança de seus recém-nascidos e obviamente os hospitais têm que garantir a segurança dos bebês, com isso, a adoção da pulseirinha do recém-nascido linkada à da sua mãe garante que ambos estejam seguros e imunes a possibilidade de troca.


A adoção dessa tecnologia no hospital permite a identificação inequívoca entre os dois, além de monitorar o acompanhamento médico de ambos. Em alguns casos, os hospitais adotam sistemas de alarme caso o recém-nascido cruze algum limite espacial preestabelecido, gerando alarmes e permitindo a tomada de ação imediata.


Recentemente com um caso de ocorrido em uma maternidade no Rio de Janeiro chama atenção da importância de adoção de tecnologia nas maternidades.

Por meio de acesso as imagens capturadas por câmeras de vídeo o bebê pode ser recuperado horas depois do seu sequestro, mas até isso acontecer a família passou por momentos de desespero e angustias, que poderiam ser evitados pelo incremento da tecnologia, bastando apenas equipar as pulseirinhas do recém-natos com chip RFID, que poderiam ser detectados no exato momento do delito, alertando a segurança da tentativa de subtração.




Fica claro que a adoção de tecnologia em hospital é mais fácil e acessível do que se pensava, e com a sua popularização é possível melhorar não somente os controles como a experiência do paciente.


Que tal gostou do post? Comente e compartilhe!


59 visualizações0 comentário

コメント


  • Whatsapp
bottom of page