top of page
  • Foto do escritorLaís Abrunhosa

5 dicas para colocar o estoque em dia (até a Black Friday)

Atualizado: 22 de jul. de 2023


estoque em dia para Black Friday
colocar o estoque em dia para Black Friday

Colocar o Estoque em dia para Black Friday


Pensando nas dificuldades que enfrentamos em 2020, decidimos compartilhar com você 5 estratégias para que o seu negócio possa aproveitar ao máximo a Black Friday.


Em 2019, a arrecadação da Black Friday foi de aproximadamente R$ 3,2 bilhões, o maior faturamento para a campanha em 10 anos (até então).

Acompanhando o crescimento do e-commerce –que vem batendo recordes durante a pandemia– o mercado espera extrapolar o faturamento registrado na edição do ano passado. De acordo com dados da Neotrust e Compre & Confie, o e-commerce não para de crescer. Só entre abril e junho deste ano, o Brasil registrou 5,7 milhões novos consumidores online, uma tendência que anima as empresas participantes da Black Friday.


A Black Friday acontece em novembro e será uma das últimas tentativas dos varejistas de fechar o ano bem. Mas, não esqueça: onde há lucro, há concorrência. Por isso é importante preparar o seu negócio para o mercado atual e para o seu público alvo.

Estoque em dia para Black Friday
Estoque em dia para Black Friday

Você trabalha com serviços ou produtos muito específicos?


E normal se preocupar com a adequação da estratégia B2B para eventos como a Black Friday. Daí a importância de por o Estoque em dia para Black Friday que Normalmente, neste período ocorrem vendas que são mais voltadas para o consumidor final, e que mais movimentam dinheiro nesse dia. Lembrando que estamos todos encarando uma nova realidade. Precisamos considerar que muitos consumidores ainda estão evitando lojas físicas e acabam dependendo do e-commerce.


Você sabia? Os negócios B2B também podem se beneficiar de campanhas Black Friday.


Se você vende para outras empresas, este é o momento de engajar o seu cliente. Aqui na RFIDBrasil®, por exemplo, já oferecemos uma demo gratuita do software de inventário RFID Fácil para nossos clientes.


Em empresas de vendas complexas – como é o nosso caso – o anúncio da promoção pode ser uma oportunidade de reativar contatos que desistiram da compra, além de acelerar negociações que estavam paradas.

Estoque em dia para Black Friday
Estoque em dia para Black Friday

É comum que sites caiam durante a Black Friday, pois muitas empresas contratam planos de servidor compartilhados ou com limite de acessos que acabam lotando devido ao grande movimento.


Para evitar problemas é importante que você conheça a capacidade técnica da sua plataforma. Descubra quanto tráfego você conseguirá receber, pois hospedagens compartilhadas podem não aguentar picos.


Vale lembrar que a sua equipe de vendas e SAC são uma parte primordial da jornada de compra do seu cliente.


Equipe treinada e preparada = satisfação do consumidor.

Estoque em dia para Black Friday
Estoque em dia para Black Friday

Faça um planejamento estratégico, avaliando quais produtos colocará em promoção, qual será o desconto oferecido, quantos emails serão enviados etc.

Para escolher esses produtos, recomendamos as seguintes estratégias:

  • Os que têm maior margem para desconto,

  • Os que estão parados no estoque

  • E os produtos “isca” – produtos baratos que vendem bem e são porta de entrada para outras vendas.

Se você oferece um produto/serviço online que seja escalável, essas são sempre boas ofertas para trabalhar nesta época. Este tipo de venda (cursos, apps, software, treinamento, etc…), diferentemente de um produto físico, não gera um custo alto de produção e permite aumentar a sua margem de lucro rapidamente. Para atrair o cliente vale (quase) tudo: adicione um cupom de desconto, ofereça testes/demo; o importante é cativar o seu mercado consumidor!


Uma vez definidas as ofertas, faça uma estratégia de divulgação.


Com foco nos seus objetivos, projete início, meio e fim da sua estratégia. Avalie em quais canais sua campanha deve aparecer, se será impresso ou digital, no seu site e-commerce ou na loja física. Afinal, de nada adianta oferecer bons produtos ou serviços se o seu público não vai ficar sabendo disso (a tempo!).

Estoque em dia para Black Friday
Estoque em dia para Black Friday

Não dá para vender sem estoque, certo?


Logo, é muito importante pensar no inventário antes de iniciar suas campanhas de Black Friday.


Você precisa se assegurar que a sua empresa está preparada para lidar com a alta demanda de produtos. Estoque em dia para Black Friday por isso é importante ter cuidado redobrado com estoque! Até porque, não dá para correr o risco de prometer o que não se pode cumprir, como oferecer um produto que em ruptura de estoque. Você pode acabar criando uma imagem negativa da sua empresa e perder clientes por conta disso.


Para uma data importante como essa, é primordial que você revise o seu estoque para evitar problemas! Um problema muito comum é, por exemplo, vender 10 peças mas só conseguir enviar 7 delas por causa de um erro de estoque. Acontece, mas não é o ideal, né? A expectativa pela data é grande e você não deve decepcionar os seus clientes por não ter o produto que desejam.


Além disso, é bom analisar a margem de lucro e negociar condições especiais com os fornecedores, pois, se não houver planejamento estrutural, logístico e financeiro, a empresa pode ter prejuízo.


Uma dica para você não passar sufoco e não perder vendas, é ter um estoque de segurança. Faça uma previsão aproximada do que você imagina que irá vender, para não acabar deixando seu cliente na mão ou ficando com produtos empacados ao final da promoção. E, não se esqueça: lembrar de tirar a oferta do ar quando o produto tiver esgotado!

Estoque em dia para Black Friday
Estoque em dia para Black Friday

Para o consumidor, a Black Friday não acaba quando terminam as promoções. Seu negócio deve aproveitar essa oportunidade para se consolidar no mercado (como marca/produto) buscando continuar gerando mais vendas, além de alcançar e fidelizar um número ainda maior de clientes.


Esteja atento tanto aos clientes que compraram de você durante este período, quando aos que acabaram desistindo do produto. Procure essas pessoas e ofereça novas oportunidades, promoções e benefícios exclusivos.


Aproveite também para criar um relacionamento ainda mais próximo com seu cliente, mostrando que você se preocupa com a experiência dele com a sua loja.

Estoque em dia para Black Friday
Estoque em dia para Black Friday

Há muitos negócios que se acham espertos por enganar o cliente. É o famoso “tudo pela metade do dobro do preço”. Mas, a verdade é que os clientes estão cada vez mais ligados, fazendo vista grossa para os abusos praticados nas vendas de produtos e suas promoções.


Também evite estratégias arriscadas e que infringem o direito do consumidor, como:

  • vender produtos defeituosos ou fora da garantia;

  • não entregar nota ou impossibilitar a troca;

entre outras medidas que podem prejudicar a imagem do seu negócio a curto, médio e até longo prazo.

 
Ebook Como realizar inventário
Ebook Como realizar inventário

O inventário é de extrema importância, tanto para controle do estoque quanto para fins de escrituração contábil e, como você pode imaginar, ele deve ser realizado com extremo rigor e precisão.


Mas como transformar esta tarefa cansativa e as vezes frustrante, em uma atividade eficiente e lucrativa para o seu negócio?


 


25 visualizações0 comentário

Comments


  • Whatsapp
bottom of page