A Black Friday é sim um momento muito especial e aguardado tanto por comerciantes e lojistas como pelos consumidores, ansiosos por grandes e vantajosos descontos. Mas e seu estoque, está preparado para suprir tanta demanda de uma vez só?
Toda uma logística, planejamento financeiro e reposição de estoque devem ser pensados estrategicamente para este momento. Isto porque o ideal é que você venda muito e não deixe seus consumidores na mão, com uma possível falta de seus produtos na prateleira.
Aliás, toda a sua empresa deve se preparar para a Black Friday, sugestivamente começando por seu estoque. Um bom sistema de gestão empresarial também é fundamental para agilizar tudo isto, mas falaremos deste assunto mais adiante.
Neste artigo, você vai entender melhor como se preparar para a Black Friday e não ficar e nem deixar seus consumidores na mão. Tome nota.
Entendendo melhor a Black Friday
Digamos que mais ou menos oficialmente, a Black Friday é o dia que se inaugura a temporada de compras natalinas e, exatamente neste dia, geralmente são observadas grandes e significativas promoções na maioria das lojas e outlets.
No entanto, este conceito não é oficialmente brasileiro, mas claro que a “moda” chegou por aqui, tomou conta do comércio em geral e agradou e muito os consumidores e lojistas.
Nasceu, originalmente, um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Levou este nome por conta deste início da temporada de compras para o natal, shoppings centers, ruas de comércio e de lojas, o trânsito e toda a cidade vira um verdadeiro caos: uma sexta-feira negra.
O que se sabe na verdade e o que realmente importa é que a ideia ganhou o mundo e é útil para ambos os lados, tanto para quem vende como para quem precisa comprar.
Para quem vende é uma oportunidade para:
Desovar um estoque parado;
Troca de linha de produtos, vendendo mais barato uma linha antiga para preparar-se para uma linha nova;
Dar uma aquecida nas vendas e no caixa, etc.
Para quem compra é uma oportunidade para:
Adiantar as compras de natal;
Trocar aquele sofá velho, a TV por uma maior, os móveis da cozinha, etc.
Renovar o guarda roupa já se preparando para o natal e o réveillon, entre outros.
No Brasil, a primeira Black Friday se deu em 2010 e, na época, foi totalmente online, ou seja, as lojas físicas ainda não haviam pegado a ideia. O sucesso foi tanto que já 3 anos depois bateu o recorde de vendas pela internet, chegando a quase 800 milhões de reais em vendas.
Hoje faz sucesso esmagador tanto nas compras via web como em lojas físicas e de departamentos.
Organizando sua empresa para receber a Black Friday
A primeira coisa que você precisa fazer é um levantamento detalhado do seu estoque atual e, dentre este estoque, quais os produtos mais vendáveis, aqueles mais procurados por seus consumidores e que, fatalmente, você irá colocar em promoção nesta época.
Um sistema de gerenciamento empresarial irá facilitar e muito todo este processo. Se sua empresa não tem um sistema destes, seria muito viável adquiri-lo o mais rapidamente possível.
A segunda coisa a fazer e medir, também o mais detalhadamente possível, são suas estimativas e expectativas de vendas. Se você já tiver uma referência do ano anterior, este processo será mais facilitado, pois você vai tomar esta base para projetar o seu estoque para a Black Friday do ano vigente.
O ideal é que você faça uma projeção considerando uma venda abaixo do esperado e outra considerando exatamente o contrário, bem acima do esperado. Esta média vai indicar o estoque necessário para atender a demanda nesta época.
Outra forma de consolidar isto é discutir antecipadamente estas projeções com seus fornecedores. Quem sabe até você não consegue algum esquema a base de consignação com os mesmos.
Esta antecedência junto aos seus fornecedores é necessária justamente porque você precisa considerar os prazos de entrega, seus e deles também.
Garanta uma plataforma sistêmica adequada para a sua empresa
É comum que muitos gestores entendam que sistemas de gestão empresarial são um custo adicional que pode ser evitado e não traz retorno algum, o que se trata de um equívoco muito grande.
Em se falando de Black Friday, por exemplo, pensar em estoque, gestão financeira, funcionários e, enfim, em toda a logística necessária, ter uma plataforma sistêmica confiável a seu favor é com certeza ganho de tempo e economia ao final do processo.
Além de garantir a existência desta plataforma em sua empresa, é preciso ainda que a mesma esteja totalmente alinhada com o seu estoque e a sua real capacidade de distribuição e entrega de seus produtos.
Com um software de gerenciamento empresarial, você faz o:
Controle Financeiro de sua empresa, facilitando a gestão financeira;
Controle de Estoque, fundamental para a Black Friday;
Orçamentos e Vendas, indispensável para ter dados e informações precisas sobres suas vendas no ano anterior, no ano vigente e, desde modo, garantir maior exatidão na sua projeção de vendas na Black Friday;
Emissão de Notas, o que viabiliza e garante real ganho de tempo;
Emissão de Boletos, ou seja, suas cobranças sem dor de cabeça, mesmo com um “boom” de demanda proveniente da Black Friday.
Tudo isto junto, em uma época como a Black Friday, vai lhe dar muito mais agilidade e confiabilidade, além de garantir um mapeamento do seu estoque com mais rapidez e facilidade, pois os dados para as tomadas de decisão estarão bem ali, à sua disposição.
Prepare-se adequadamente para a Black Friday
Seja você uma pequena, média ou grande empresa, prepare-se adequadamente:
Tenha um sistema de gestão empresarial confiável para consolidar as informações de sua empresa de um modo geral, além de ser uma importante ferramenta de apoio e instrumentação no controle de estoque;
Reforce o seu estoque;
Fique atento à toda a logística de entrega e distribuição de suas vendas, independentemente de ser uma loja física ou virtual;
Antecipe as negociações com seus fornecedores.
Espero que estas dicas tenham ajudado você. Aproveite e ajude outras pessoas também!
Comments