top of page
  • Geovana Silveira

A tecnologia transformando a cadeia de suprimentos

Atualizado: 23 de mar. de 2023


Os avanços na tecnologia têm provocado grandes mudanças nos processos da indústria e varejo. Com soluções de IoT e omnichannel o objetivo é tornar os processos mais eficientes.


Na cadeia de suprimentos, a tecnologia agrega valor em diversos níveis. Fornecendo dados cruciais, e de qualidade, e insights valiosos por meio do monitoramento e rastreio dos produtos desde o chão de fábrica até a porta do consumidor, a tecnologia garante aos gestores condições de tomadas de decisão e execução de ações de forma bastante ágil, reduzindo desperdícios, tornando as organizações economicamente eficientes.


Hoje, a cadeia de suprimentos não é mais um mero processo de fluxo de produtos e matérias primas. Ela agora é um motor de crescimento fornecendo base para a criação de novos modelos de negócios e novas experiências para os clientes.


Como a tecnologia fez essa transformação na cadeia de suprimentos?


Vamos falar sobre ferramentas que estão fazendo parte dessa transformação:


Inteligência Artificial


O uso de inteligência artificial (IA, do inglês Artificial Intelligence) ajuda a reduzir erros operacionais, retrabalho e custos. A inteligência artificial é comumente utilizada para otimizar processos de gerenciamento de inventário, embalagem e logística.


A inteligência artificial está presente em soluções para coletar dados dos consumidores e transmiti-los de volta à cadeia de suprimentos, para permitir a criação de estratégias que respondam prontamente à necessidades dos consumidores, e soluções para gestão de processos de fornecimento.


Internet das Coisas


A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) está presente em soluções para monitoramento de máquinas e processos automatizados, gerando insights em tempo real sobre desempenho, lentidão nos processos e tempo de inatividade, liberando os gerentes para se concentrarem em estratégias. Com capacidade para rastrear ativos com precisão a IoT pode ser implantada em toda a cadeia de suprimentos, da fabricação até a distribuição.


RFID


Os sensores e equipamentos de tecnologia RFID permitem o monitoramento de componentes e produtos em um nível acima, possibilitando às empresas a obterem 100% de precisão em pedidos, eliminando custos de sinistros. Em lojas a tecnologia RFID pode reduzir a falta de estoques em até 80%.


Blockchain


O Blockchain diz respeito a qualidade, responsabilidade e segurança dos dados. Ser capaz de identificar quais eventos ocorreram, onde e como, garante maior eficiência nas estratégias de redução de custos. O Blockchain fornece visibilidade e compreensão dos processos, de uma ponta à outra. Para grandes marcas o Blockchain ainda dá suporte contra a falsificação de produtos, aumentando a confiança dos consumidores e aumentando a lucratividade.


Assim, o uso de soluções de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, tecnologia RFID, Blockchain e análises de dados, é a forma como as empresas mais bem sucedidas do mundo estão chegando e se mantendo no topo.


Saiba mais sobre como o uso de tecnologia pode transformar sua cadeia de suprimentos. Entre em contato conosco!


24 visualizações0 comentário

Comments


  • Whatsapp
bottom of page