top of page
  • Autor convidado

3 soluções para a gestão do seu varejo

Atualizado: 30 de mar. de 2023



A gestão de um negócio engloba muitos pontos. É comum que empreendedores acabem monopolizando tarefas administrativas e, consequentemente, fiquem sobrecarregados. Algumas soluções para gestão do seu varejo se baseiam em diferentes tecnologias e aparelhos que otimizam diversos processos dentro da empresa, facilitando a vida do gestor.


Funções administrativas devem partir, a princípio, de uma visão panorâmica do negócio, a fim de que todas as áreas sejam gerenciadas com excelência. Dessa forma, podemos afirmar que assim como é fundamental garantir que não faltem produtos nos estoques, também é essencial garantir que clientes recebam um bom atendimento.


Pensando nisso, elaboramos este artigo com 3 soluções que vão auxiliar a gestão do seu varejo de forma direta ou indireta. Quer saber quais são elas? Então continue acompanhando!


1. Tecnologia RFID


Identificação por Radiofrequência (Radio Frequency Identification), ou RFID, é uma solução que veio para facilitar e simplificar a identificação de produtos, o inventário, a segurança antifurto, a automação e otimização de processos, entre outros — ao utilizar leitores, antenas e etiquetas, os quais se intercomunicam por meio da radiofrequência, há inúmeras possibilidades de uso.


Quais os usos dessa tecnologia no varejo?

Quer um exemplo de por que usar essa tecnologia no controle de estoque?

Soluções RFID permitem a leitura de cerca de 500 itens por segundo, acelerando drasticamente o processo de contagem, reduzindo custos e otimizando o tempo de execução dos processos! Além disso, é possível haver integração com softwares diversos, facilitando o registro e a gestão dos dados.


Para controle de estoque no Varejo, a tecnologia RFID é essencial para conferir agilidade e precisão, além de permitir o crescimento das vendas por meio da criação de estratégias de promoção de produtos que estão parados em estoque ou garantia de disponibilidade de produtos com grande número de vendas.


2. Sistema ERP online


O sistema ERP online é uma das soluções mais eficientes quando se trata de gestão. Isso porque ele garante o controle total sobre os setores da empresa, como o controle financeiro, de compras e vendas, de estoque etc. Ainda permite a emissão de boletos bancários, de notas fiscais e de relatórios detalhados.


Quer mais? Com esse sistema integrado também podemos realizar o cadastro de clientes, fornecedores, produtos e serviços. Além disso, após realizar o registro de produtos no sistema ERP online, por exemplo, há o desconto automático no número de itens do estoque a cada venda realizada — ou seja, é possível para o gestor ou para a equipe verificar a qualquer hora a quantidade exata de determinado produto.

As vendas, por sua vez, podem ser visualizadas por meio de relatórios. O gestor consegue saber quais foram os itens menos ou mais vendidos do mês, cruzar dados de diferentes períodos e criar estratégias eficientes com essas informações, auxiliando assim a equipe de vendas.


3. Software de gestão de relacionamento com o cliente

Você entende a importância de um bom atendimento? Segundo uma pesquisa realizada anos atrás pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores consideram a qualidade do atendimento mais importante que o preço dos serviços ou produtos.


Muitas empresas falham quando se trata de investir em soluções que proporcionem uma melhor experiência aos clientes, e não estamos só falando de oferecer brindes ou fazer promoções especiais. O atendimento ao consumidor engloba diferentes questões, por exemplo:

  • Como ele será abordado ao entrar na empresa;

  • Eficiência no recebimento e na entrega dos pedidos;

  • Como a equipe o apoiará antes, durante e após a compra;

  • Quais vantagens ele terá ao consumir determinado produto ou optar por determinado serviço, etc.

Quer um exemplo de como um software de gestão de relacionamento com o cliente, ou software CRM, pode ser útil?


Por meio das informações registradas no sistema, a equipe saberá quais produtos ou serviços já foram oferecidos e quais problemas já foram ou não solucionados, oferecendo assim um atendimento personalizado e garantindo um suporte eficiente durante a jornada de compra e no período pós-venda.


Enfim, apresentamos aqui 3 solução para gestão do seu varejo. Considere também pesquisar outras ferramentas tecnológicas e aplicativos para auxiliá-lo — há programas utilizados para facilitar a comunicação da equipe, gerir projetos, compartilhar arquivos etc. Entender conceitos administrativos e colocá-los em prática também é fundamental para garantir a eficiência na gestão e o sucesso do negócio.


Agora que você já está por dentro de algumas soluções que podem auxiliar na gestão do seu varejo, o que acha de entender um pouco mais sobre um software de gestão empresarial e também sobre nossa solução de tecnologia RFID para o varejo?

Autoria: Tamara Dias Analista de Marketing na Gestão Click

21 visualizações0 comentário

Comentários


  • Whatsapp
bottom of page