top of page
  • Geovana Silveira

DE QUE FORMA O CONTROLE DE ESTOQUE AJUDA MINHA EMPRESA?

Atualizado: 23 de jul. de 2023


Inventário de Estoque e patrimônio
Controle de estoque

Controle de Estoque


O controle de estoque é uma tarefa essencial dentro de uma empresa. É por meio dessa gestão que se torna possível reduzir os custos e ampliar a capacidade competitiva do negócio.


As organizações que investem no controle de estoque normalmente contam com um software de gestão de estoque. Essa ferramenta facilita o trabalho do responsável, fornece relatórios e dados precisos para a tomada de decisão e auxilia no planejamento.

Ficou interessado no assunto? Então, confira abaixo quais são as vantagens do controle de estoque para a administração de uma empresa!


Como o Controle de estoque Evita desperdícios


É muito comum encontrar companhias que possuem um armazenamento de produtos muito acima, ou muito abaixo do ideal. Isso ocorre pela má administração, pela falta de análise de dados e  de tendências de vendas.


Manter um nível acima do esperado contribui para o aumento do desperdício, principalmente em organizações que trabalham com produtos perecíveis. Já o nível baixo, compromete o atendimento do cliente e prejudica a lucratividade.


Como o Controle de estoque Aumenta a produtividade


Com o treinamento adequado e uma ferramenta de qualidade, o gestor consegue realizar um controle eficiente dentro de um intervalo de tempo ideal e realizar as demais atividades dentro do planejamento previsto.


Esse aumento da produtividade contribui para que outros processos sejam mais bem gerenciados e para que a equipe tenha um maior acompanhamento do gerente. Com isso, a empresa consegue manter seu estoque alinhado.


Como o Controle de estoque Otimiza o espaço


Quanto maior a quantidade de produtos armazenados, maior será o espaço físico ideal. Manter itens acima da projeção obriga a empresa a investir em aluguéis de imóveis e mais funcionários para melhorar a gestão.


O grande número de estocagem representa também um capital investido, porém sem retorno e faz com que a organização perca oportunidades de investimento por falta de liquidez. Todos esses riscos podem ser reduzidos diante de um controle eficaz.


Como o Controle de estoque Melhora a entrega do produto final


Independentemente de a empresa manter uma loja física ou virtual, o controle de estoque deve ser eficiente. O prazo de entrega do produto final interfere diretamente na fidelização do cliente e na valorização da marca.


Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, e os itens estão desorganizados, certamente o tempo de atendimento do seu consumidor será prejudicado. Conseguiu imaginar?


Da mesma forma, um item está disponível no site e é definido um prazo de entrega. Entretanto, na hora de despachar a mercadoria, o gestor identifica que não existe o produto no estoque e precisa fazer o pedido. Isso tudo é resultado de uma má gestão.


Como o Controle de estoque Aproxima empresa e cliente


O cliente hoje em dia tem o hábito de comprar em vários canais, ou seja, é omnichannel. Essa realidade obrigou as empresas que desejam manter-se competitivas a investirem em maneiras de estarem presentes em várias plataformas.


Para isso, as organizações têm que realizar um controle preciso para conseguir atender às expectativas do consumidor e devem também estar atentas às mudanças de comportamento dos clientes para estabelecerem um nível adequado de estocagem.


As tecnologias para gestão são aliadas dos empreendimentos na busca por um atendimento diferenciado dos omnichannel pelo fato de integrarem todos os processos e garantir a eficiência na operação.


Tecnologia RFID: Uma Revolução no Controle de Estoque


A tecnologia RFID tem se destacado como uma das soluções mais avançadas para o controle de estoque nos últimos anos. Ao contrário dos códigos de barras tradicionais, os quais requerem contato visual com os produtos, as etiquetas RFID permitem identificar e rastrear itens de forma remota e em tempo real. Isso traz uma série de benefícios para a gestão de estoque:


Relatórios Poderosos para uma Gestão Eficiente

Além da tecnologia RFID, contar com relatórios poderosos é outro elemento crucial para o controle de estoque eficiente. Esses relatórios devem oferecer informações detalhadas sobre diversos aspectos do estoque, como níveis de inventário, histórico de vendas, sazonalidades, produtos mais populares e aqueles com menor saída.


Integração com o Software de Gestão do Cliente

Outro fator-chave para maximizar os benefícios do controle de estoque é a integração da solução com o software de gestão do cliente. Quando ambos os sistemas estão integrados, a troca de informações se torna mais fluida, e a empresa pode obter uma visão holística de suas operações.


Em resumo, o controle de estoque é um pilar essencial para o sucesso de qualquer empresa que trabalhe com produtos físicos. A adoção da tecnologia RFID, relatórios poderosos e integração com o software de gestão do cliente são estratégias poderosas para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Investir em soluções modernas de controle de estoque é uma decisão inteligente para impulsionar o crescimento e a competitividade no mercado atual.


Agora que você entendeu quais são as vantagens de um controle de estoque bem feito? Se você se interessou e quer garantir o crescimento da sua empresa, entre em contato com a gente!


44 visualizações0 comentário

Comments


  • Whatsapp
bottom of page