top of page
  • Paola Chastagnier

ETIQUETA PROTETORA ELETROMAGNÉTICA – MODELOS E APLICAÇÕES

Atualizado: 23 de jul. de 2023


Etiqueta protetora eletromagnetica
Etiqueta protetora eletromagnetica

A tecnologia eletromagnética é um item essencial para formar um sistema de segurança antifurto eletromagnetico, assim é importante identificar o modelo de etiquetas adequados a cada item de seu acervo. Além dos modelos é importante ter atenção a sua qualidade, evitando produtos que inclusive podem deteriorar a obra na qual foi aplicada. Neste artigo conheceremos as mais utilizadas e suas aplicações. Descubra a etiqueta protetora eletromagnética que mais se ajusta em sua aplicação.


Modelos e Aplicações


As etiquetas eletromagnéticas são de 2 tipos: permanentes e desativáveis/reativáveis.

Sua forma de fixação é por de cola adesiva não ácida que pode estar presente em uma única face da etiqueta ou em ambas as faces.


Como saberei qual etiqueta escolher?


Não entre em pânico, explicaremos a aplicação de cada modelo de etiqueta.


Etiqueta protetora eletromagnética com cola adesiva em face única


Etiquetas deste modelo são indicadas para proteção de periódicos, itens de encadernação espiralado, fotografias, partituras, etc. Este tipo de etiqueta possui cola não ácida, especial para aplicação em papel. Sua aplicação não causará danos aos itens aos quais for colada.


Etiqueta protetora eletromagnética com cola em dupla faces


Etiqueta protetora eletromagnetica
Etiqueta protetora eletromagnetica

As etiquetas eletromagnéticas com cola adesiva em ambas as faces são indicadas para aplicação em livros, revistas e periódicos; e por possuírem o formato de fitilho, são coladas entre páginas, ficando totalmente invisíveis após a aplicação. Por este motivo o sistema eletromagnético se mostra muito eficiente como sistema antifurto, pois garante a ocultação das etiquetas impedindo sua depredação e inutilização.


Este modelo de etiquetas está disponível em dois tamanhos diferentes: 125mm ou 165mm.

É importante saber que equipamentos mais antigos podem ter certa dificuldade em detectar etiquetas menores. Assim as etiquetas de 125mm são mais indicadas para equipamentos mais modernos ou com ótima qualidade de detecção. Já as etiquetas de 165mm apresentam uma taxa de detecção excelente em diversos modelos de antena eletromagnética.

Etiquetas protetora eletromagnetica Permanentes


As etiquetas eletromagnéticas, em todos os seus formatos, estão disponíveis tanto na versão permanente quanto na versão desativável/reativável.


As etiquetas permanentes não apresentam a possibilidade de desativação, tendo seu uso indicado apenas em bibliotecas de acervos fechados ou para aplicação em itens que não devem sair da biblioteca.


Etiquetas protetora eletromagnetica Desativáveis/Reativáveis


As etiquetas nas versões desativáveis/reativáveis como o nome sugere apresentam a possibilidade de serem desativadas e reativadas permitindo as operações de empréstimo, na qual são desativadas, e devolução, na qual são reativadas, sendo indicadas para uso em acervos abertos.


Etiquetas protetora eletromagnetica especiais



Podemos contar com a tecnologia eletromagnética para proteger também mídias digitais como VHSs, CDs, DVDs e etc. Existem no mercado etiquetas eletromagnéticas específicas para estes tipos de materiais.


É possível até mesmo encontrar chaveiros para armários com a proteção antifurto eletromagnética. Seu acervo poderá ser protegido de ponta a ponta com etiquetas eletromagnéticas.


Qualidade do produto


Realmente não é fácil sem uma amostras atribuir qualidade ao produto, sendo assim toda vez que for realizar a aquisição de etiquetas protetoras eletromagnéticas caso não seja seu fornecedor, ou ainda de empresas que deixaram de comercializar o produto, é muito importante para que você possa receber um produto correto conforme as especificações, solicitar amostras e realizar os testes. Produtos antigos, ou descontinuados costuma perder sua permeabilidade magnética, aderência da cola, e até mesmo produtos de baixa qualidade enferrujar. Sendo assim fique atento!

Compatibilidade


É comum haver o questionamento sobre a compatibilidade entre etiquetas eletromagnéticas e sistemas antifurto eletromagnéticos de diferentes fabricantes.

Tanto os sistemas antifurto eletromagnéticos quanto as etiquetas eletromagnéticas disponíveis no mercado brasileiro seguem as mesmas normas e padrões, o que permite a compatibilidade entre sistemas e etiquetas de diversos fabricantes diferentes. Contudo, segue a recomendação: sempre verifique a qualidade das etiquetas adquiridas para não colocar em risco seu acervo.


Etiquetagem


As etiquetas eletromagnéticas são aplicadas manualmente, mas não precisa se assustar com isso!


A aplicação é bastante simples e, inclusive, as etiquetas com cola adesiva em ambas as faces possuem tiras plásticas que facilitam o processo de aplicação.

Ainda parece trabalhoso, não é?


Caso o seu acervo seja muito grande ou você não disponha de pessoal suficiente para este processo, é possível fazer a contratação do serviço de etiquetam.

Este serviço geralmente é ofertado pelas mesmas empresas que fornecem as etiquetas e por meio de mão de obra capacitada a realizar a etiquetam de maneira ordeira e com todo o cuidado necessário no manuseio de livros, considerando até mesmo obras raras.


Agora ficou fácil escolher e adotar o uso de etiqueta protetora eletromagnética para proteger o seu acervo, não é mesmo? Vamos conversar!


Comments


  • Whatsapp
bottom of page