top of page
  • Paola Chastagnier

Etiquetas RFID para Bibliotecas, seus modelos e aplicações

Atualizado: 22 de jul. de 2023


Etiquetas RFID para Livros
Etiquetas RFID para Livros

As Etiquetas RFID ou Etiquetas Inteligentes são passíveis de aplicação em praticamente qualquer item, desde que seja escolhida a etiqueta adequada ao item em que será aplicada.


No mercado são encontrados diversos modelos de etiquetas RFID para bibliotecas, sejam elas para aplicação em objetos metálicos, objetos não metálicos, etiquetas para ambientes hostis, etc. Hoje falaremos um pouco mais sobre etiquetas RFID para objetos bibliográficos.


MODELOS DE ETIQUETAS RFID PARA BIBLIOTECAS


Por se tratar de objetos sensíveis à cola adesiva, para objetos bibliográficos são indicadas etiquetas com adesivo não ácido com PH neutro que não danificarão o papel. Outro fator a ser levado em consideração é a aplicação, por exemplo, para livros, revistas, periódicos e CDs é indicada a utilização de etiquetas adesivas para que não haja a necessidade de perfuração do item.


RFID HF (13,56MHZ)


Para bibliotecas é possível encontrar sistemas e etiquetas nas frequências 13,56 MHz (HF) e 900MHz (UHF). Por ser uma tecnologia mais antiga e obsoleta a tecnologia RFID na frequência 13,56MHZ não permite a diversificação nos modelos de etiquetas, pois precisam de uma superfície muito grande para serem detectadas. Este é um dos motivos desta frequência de operação não ter se modernizado e não ter aceitação no controle de ativos, patrimônio, entre outros. Esta frequência é indicada apenas para utilização onde a baixa distância de leitura é necessária, como no controle de acesso, por exemplo.


Etiqueta RFID HF
Etiqueta RFID HF

Para aplicação em livros, na frequência 13,56MHz é possível encontrar apenas 3 modelos de etiquetas, sendo dois deles retangulares, com dimensão de 5cm x 5cm ou 8cm x 8cm, ou no formato circular para aplicação em CDs e DVDs. Por terem dimensões tão grandes as etiquetas RFID HF( 13,56MHZ) são visíveis ao usuário, facilitando a depredação ou inutilização destas e a ação de usuários mal intencionados.


RFID UHF (900MHZ) para Bibliotecas


A frequência de 900MHZ é amplamente utilizada na gestão patrimonial, de estoque e inventário, pois além de ter maior alcance de leitura, é uma tecnologia mais moderna que permite a fabricação e personalização de etiquetas em inúmeros formatos.


No caso de bibliotecas, com a frequência 900MHz é possível utilizar etiquetas com formato de fitilho, semelhante às etiquetas eletromagnéticas, e com cola em ambas as faces. Estas características tornam a etiqueta praticamente invisível após aplicada, aumentando a segurança do acervo, visto não ser perceptível ao usuário, impedindo sua identificação e depredação. Ainda é possível encontrar etiquetas no formato circular para aplicação em CDs e DVDs, em formato de marcador de livros para aplicação em obras raras, entre outros. Para facilitar o inventário da biblioteca, poderão ser adquiridos inclusive etiquetas patrimoniais nesta mesma frequência.


Etiqueta RFID para livros
Etiqueta RFID para livros

Se você está pensando em implementar a tecnologia RFID na gestão do seu acervo, lembre-se de que as etiquetas não serão os únicos componentes deste sistema. Veja abaixo o que você precisará para montar seu projeto.


COMPOSIÇÃO DE ETIQUETAS RFID PARA BIBLIOTECAS


Um sistema RFID básico para bibliotecas é composto de: portais antifurto, estação de trabalho, etiquetas RFID e software de integração.


O seu sistema de RFID pode ir muito além disso, você pode incluir em seu sistema contador de fluxo de usuário, terminais de autoatendimento, sistema de câmera com captação de imagem quando um item passa pelos portais sem a devida autorização, leitores portáteis para inventários entre outros acessórios.


Mas se o seu acervo é fechado ou você não precisa de sistema antifurto, você pode optar pelo sistema básico de inventário, composto de etiquetas e leitor portátil.


DISTÂNCIA DE LEITURA

Etiquetas RFID 13,56 MHZ possuem uma distância de leitura inferior à 40cm, este é um dos motivos da fragilidade dos sistemas antifurto RFID HF (13,56MHz), já as etiquetas RFID 900MHz possuem uma distância de leitura de aproximadamente de 3 a 4 metros, podendo ser ainda maior no caso de etiquetas RFID para patrimônio. Em alguns casos a distância de leitura pode ser de até 9m.

Se você já possui um sistema RFID é importante informar a frequência de operação antes de solicitar orçamento ou realizar a compra de etiquetas para reposição, mas se você ainda não possuí sistema RFID e quer variedade de formatos e aplicabilidade das etiquetas, o ideal é optar pelo sistema RFID UHF (900MHz), assim você terá muito mais liberdade na hora de escolher sua etiqueta.



153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Whatsapp
bottom of page