top of page
  • Geovana Silveira

IoT na Indústria: Melhorando a produtividade e a linha de produção

Atualizado: 30 de mar.



No setor de produção – provavelmente mais do que qualquer outro – há uma necessidade de entender como as máquinas funcionam. Ter acesso a essa informação permite que as empresas de produção possam prever melhor os eventos que poderiam afetar a produção, mas também fornece informações valiosas sobre os ativos em todas as etapas da cadeia de suprimentos.


Com a capacidade da IoT de monitorar dados em qualquer lugar a partir de um dispositivo móvel, ações cruciais podem ser implementadas rapidamente para evitar a inatividade e uma série de problemas.


No entanto, não se trata apenas de gerenciar máquinas no nível da fábrica. Muitos executivos de manufatura concordam que a IoT está abrindo novas linhas de negócios e permitindo o desenvolvimento de novos produtos.


A grandeza da IoT no setor de produção


A IoT também ajuda a rastrear ativos da empresa, como dispositivos móveis ou outros equipamentos comerciais, fornecendo insights sobre como cada item está sendo usado e sobre o valor que ele traz para a organização, de modo que o ROI possa ser avaliado com precisão.


Além disso, a análise em tempo real que a IoT oferece permite a tomada de decisões de negócios mais oportunas, resultando em melhor produtividade, manutenção preventiva e redução do tempo de inatividade em toda a linha.


Adoção da IoT na indústria


Muitas indústrias, não apenas de fabricação, estão enfrentando uma séria escassez de talentos no local de trabalho. À luz dessa situação, a IoT oferece esperança para o futuro, reduzindo a necessidade de mão de obra humana e eliminando os erros humanos da produção.


No chão de fábrica, por meio de uma plataforma de gestão eficiente, os funcionários têm informações atualizadas sobre o desempenho de máquina e áreas nas quais a atenção deve ser direcionada.


Em última análise, isso oferece maior produtividade, pois menos tempo (e dinheiro) é desperdiçado em tarefas sem sentido e retrabalho. A empresa e o usuário final se beneficiam de um processo mais simplificado, que resulta em redução de custos e transparência de ponta a ponta do processo de produção.


Segurança no local de trabalho


Lesões no local de trabalho são uma preocupação séria na fabricação. Os funcionários do setor de produção podem estar expostos a maquinário, produtos químicos e/ou outras situações potencialmente perigosas, e a IoT pode amenizar os danos que podem ser causados quando os sistemas falham. Por exemplo, se uma máquina está aumentando a pressão e corre o risco de explodir, os trabalhadores serão avisados com bastante antecedência para evacuar a área ou desligar os sistemas para evitar um desastre.


Os sensores de IoT também podem ser usados para rastrear as localizações dos trabalhadores dentro das instalações, de modo que, se for necessária uma evacuação de emergência, será fácil garantir a segurança e a disposição de todo o pessoal e equipamentos de proteção.


Monitoramento de ativos


Todas as empresas precisam rastrear suas ferramentas e equipamentos mais importantes. No entanto, os itens que são facilmente levados geralmente se perdem ou são perdidos, resultando em gastos desnecessários e possivelmente em situações perigosas, quando uma parte crucial não pode ser localizada. Os sensores IoT são amplamente utilizados em muitos setores para rastrear e localizar ferramentas e outros ativos , o que significa que os funcionários gastam menos tempo procurando os equipamentos de que precisam e mais tempo realizando o trabalho.


Quer saber como uma solução de IoT se aplicaria em seu negócio? Fale com um de nossos especialistas!

#Indústria40 #InternetdasCoisas #IoT #BusinessIntelligence #Automação #produtividade #InternetofThings

66 visualizações0 comentário
  • Whatsapp
bottom of page