O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação (MCTIC) lançaram no dia 14/06/2018 uma chamada para a seleção de projetos-pilotos para Internet das Coisas (IoT),
Objetivo:
O objetivo da instituição é selecionar iniciativas de integração e avaliação de soluções de IoT voltados para as áreas de cidades inteligentes, saúde e ambiente rural. O valor mínimo do apoio do BNDES será de R$ 1 milhão, limitado a 50% do total de cada projeto.
Poderão ser apoiadas soluções executadas por instituições tecnológicas públicas ou privadas sem fins lucrativos dentro do foco de cada um dos ambientes.
Terão até 31 de agosto para submeter as propostas ao banco. As iniciativas propostas nos projetos-pilotos terão sua tecnologia testadas em plataformas de experimentação e em ambientes reais.
O objetivo do apoio é despertar o interesse de empresas, entidades públicas e privadas para investir em IoT e preparar o Brasil para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e estimular estudos nas áreas beneficiadas para que possamos acompanhar outros países em desenvolvimento tecnológico.
BNDES e MCTIC tem como objetivo estimular tecnologias para três linhas:
Cidades inteligentes
redução de desperdícios,
iluminação pública,
aumento da capacidade de vigilância
monitoramento
aumento da atratividade de transportes públicos.
Ambiente Rural:
uso eficiente de maquinário
dos recursos naturais e em segurança sanitária
bem-estar do animal.
Projetos na área de saúde:
monitoramento de pacientes;
ativos e insumos;
diagnóstico descentralizado.
Prazos:
Os projetos devem ser executados dentro de um prazo de até 24 meses. Ao fim desse período, as instituições apoiadas pelo BNDES deverão, obrigatoriamente, publicar a avaliação dos resultados dos projetos, informando de forma detalhada os testes realizados e o desempenho observado e custos envolvidos com o projeto piloto.
Próxima Etapa:
A próxima etapa segundo o BNDES será a área industrial em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com foco na indústria 4.0, que tem como principal objetivo tornar a indústria brasileira mais competitiva e moderna.
Fontes: Agência Brasil MCTIC
Comments