Qualquer empreendedor de sucesso sabe que o principal fator responsável pela alta lucratividade de uma empresa é o reduzir custos na empresa , muito mais do que o aumento de vendas.
Uma empresa pode vender muito e agradar seus clientes, mas se os custos forem iguais ou superiores ao faturamento, ela não crescerá e, ao longo do tempo, pode ter problemas financeiros sérios.
Organização e planejamento devem fazer parte do dia a dia de qualquer negócio e saber exatamente onde o dinheiro está sendo gasto é fundamental para o crescimento da empresa.
Como reduzir custos na empresa
Muitas empresas desperdiçam dinheiro todos os meses por não saberem controlar seus custos operacionais. Mas infelizmente esse processo de controle financeiro não é tão simples.
Alguns custos não podem ser evitados, mas os outros podem e devem ser controlados. E para ajudar você a identificar quais deles podem ser revistos e reduzidos, e como fazer isso sem afetar o desempenho da empresa, hoje vamos dar algumas ideias para você começar o ano fazendo diferente.
PAPEL, FOTOCÓPIAS E IMPRESSÃO
Muitas vezes, por desconhecer os custos reais desses fatores no orçamento mensal, os empresários acabam considerando que essa é uma despesa irrelevante, o que é um engano.
O gasto com papeis e suas diversas utilizações está no topo do desperdício de dinheiro, justamente pelo seu mau uso.
A melhor forma de mudar essa realidade é desenvolver uma política de consciência ambiental na empresa para que as impressões sejam feitas apenas para o que é essencial.
Além disso, incentivar a utilizar sempre os dois lados da folha e também aproveitar as impressões que já não são utilizadas para rascunho, sempre que possível.
Hoje em dia existem diversas formas de compartilhar documentos e informações através de meios digitais, sem que seja necessário imprimir.
A soma de pequenos gestos conscientes pode trazer enormes benefícios para os custos da empresa e, nesse caso, para o meio ambiente também.
ENERGIA ELÉTRICA
O uso inconsequente da energia elétrica é outro grande vilão no orçamento da maioria das empresas.
Muitas vezes lâmpadas, computadores, ar condicionado e outros aparelhos são deixados ligados mesmo sem utilização, gastando energia elétrica sem necessidade.
Sempre que possível aproveite a luz solar para iluminar os ambientes, e mantenha apagadas as lâmpadas de corredores e salas vazias.
O ar condicionado deve ser utilizado com moderação, aproveitando o frescor da manhã e do final da tarde para mantê-lo desligado. Dessa forma, além da economia você também melhora a qualidade da saúde dos seus colaboradores, promovendo a troca de ar do ambiente.
Desligue sempre os computadores ao sair por mais de uma hora, pois deixando em standby também há o consumo de energia durante todo o tempo.
COPOS DESCARTÁVEIS PARA ÁGUA E CAFÉ
Hoje não há mais dúvidas sobre os impactos negativos para o meio ambiente do uso indiscriminado e inconsequente do plástico. Mas, assim como o gasto com papel, talvez você não perceba como essa despesa também afeta o orçamento da sua empresa.
Uma solução criativa é oferecer canecas ou copos térmicos individuais para os funcionários e incentivar que eles as utilizem.
Dependendo do tamanho, o custo inicial para a empresa pode ser um pouco mais alto se decidir comprar os utensílios para os funcionários, mas o valor economizado no primeiro mês pode até já compensar.
ESTOQUE MAL PLANEJADO
Esse é outro grande vilão do orçamento das empresas. Seja em relação aos produtos para consumo da própria empresa, seja dos produtos que serão vendidos aos clientes, fazer investimentos errados prende o dinheiro que poderia ser utilizado em outros setores ou oportunidades.
Comprar produtos que tem baixa procura ou que ainda tem no estoque é um mau negócio e pode comprometer o capital de giro da empresa, causando prejuízos com o armazenamento e com a possível deterioração.
E isso pode acontecer essencialmente por causa da falta de controle de estoque e planejamento, mas também pode ser resolvido facilmente com o uso de um software ERP que organiza as informações e avisa quando algum produto está com baixa quantidade.
Além disso, com ele é possível criar relatórios que permitem a identificação dos produtos mais vendidos ou utilizados, possibilitando realizar projeções para os próximos investimentos.
DICA FINAL
Também existem tecnologias, como a RFID, que garantem, por meio do uso de etiquetas, que o controle de estoque seja realizado em segundos com leitores manuais, e até mesmo, em tempo real com o uso combinado do RTLS.
Integrada a um software de gestão a tecnologia RFID permite a criação de relatórios com listagem de produtos, status, disponibilidade em estoque, informações de validade e prazos, localização e etc, de forma a criar projeções de vendas e campanhas para estratégias comerciais.
Isso reduz o tempo gasto com a verificação dos produtos existentes no estoque e diminui os custos com horas extras de trabalho de seus funcionários.
Se você quer começar o ano com menos gastos na sua empresa, adote uma política de redução de custos, invista nessas ações e veja o seu negócio decolar.
Comments