top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

Os benefícios do RFID no centro de distribuição, depósitos e na cadeia de suprimentos

Atualizado: 30 de mar. de 2023



Nas últimas duas décadas, a tecnologia RFID revolucionou as operações dos centros de distribuição (CD), armazéns e cadeias de suprimentos, tornando-as mais eficientes, reduzindo o desperdício e fornecendo insights valiosos sobre as formas de melhorar a produtividade, precisão e entrega de serviços.


Para acompanhar a evolução e modernização dos negócios as operações da cadeia de suprimentos seguiram o mesmo exemplo, adotando modernas tecnologias e tomando medidas a fim de agilizar os processos. A otimização do tempo dos funcionários e a melhoria de processos, são os focos principais para melhorar o resultado final das operações.


Como funciona o RFID e por que você precisa adotá-lo?


RFID significa identificação por radiofrequência. A tecnologia RFID utiliza campos eletromagnéticos para identificar e rastrear objetos que possuem as etiquetas com chip, nos quais as informações são armazenadas eletronicamente. A informação é então transmitida para uma interface de comunicação, que traduz em dados utilizáveis ​​que podem ser usados ​​para gerenciar seus negócios.


Embora se pareçam ao código de barras, as etiquetas de RFID, além poderem armazenar muito mais dados nelas mesmas, elas não precisam de contato visual ou de proximidade para que ocorra a leitura. A leitura é em massa, chegando a 1000 leituras por segundo dependendo do leitor empregado. Ou seja, reduzem a tempo de leitura, consequentemente reduzindo os erros e facilitando a automação nas operações de armazenamento e em todos os processos relacionados.


Alguns dos casos de uso mais comuns para RFID incluem:


Rastreabilidade de Embalagens


Inventário de Embalagens é uma grande dor das empresas pois a quantidade adquirida tem que obedecer a uma regra de volume para que nunca falte e pare o abastecimento. Essa regra dependendo da empresa é ao menos 3 vezes o volume movimentado ao dia. O custo da embalagem e falta de visibilidade acarreta na necessidade constante de novas aquisições para reposição. Com o uso da tecnologia RFID além da visibilidade de quantas, onde e com quem as embalagens estão, reduz significativamente a necessidade de aquisição para repor àquelas que não retornam ao Centro de distribuição nos prazos estabelecidos.


Gestão de estoques


Com a adoção da tecnologia RFID é possível manter o controle do seu inventário acurado, para que possa através de uma gestão inteligente evitar faltas de mercadorias e atrasos na expedição de pedidos e entregas.


Rastreamento de ativos


Mantém o controle acurado do inventário, consolidando o fiscal ao físico, com atualização em tempo real no ERP do cliente. Sendo possível também determinar centro de custo, responsável, e vincular regras de movimentação.


Gestão de pessoal


Tenha uma visão clara de quem entra e sai de suas instalações a qualquer momento. Onde elas circulam e quanto tempo permanecem nestes locais. Além de poder delimitar perímetro de circulação.


Controle de acesso


Rastreie e controle o acesso em todo o seu prédio, com estabelecimento de perímetro. Sendo ainda possível estabelecimento de regras conforme demanda.


Rastreando objetos através da cadeia de suprimentos


Mantenha seus clientes satisfeitos, e dê um passo a frente da concorrência ofertando valor permitindo que eles saibam exatamente onde seus itens comprados estão localizados em todos os momentos durante o processo de compra, separação e transporte.


Prevenção de fraude


Pela adoção de um identificador único é possível dar uma identidade única ao item, informação esta não passível de adulteração e com isso é possível controlar e impedir a pirataria e o roubo de seus produtos, com posterior comercialização em mercado negro.


Os benefícios do RFID são diversos, mas em geral, podemos destacar que ajuda a reduzir custos e aumentar a eficiência, mas essas categorias podem ser divididas ainda mais para destacar uma proposta de valor mais específica.


Por exemplo, no caso do gerenciamento de estoque, o RFID ajuda a reduzir as situações de falta de estoque. Ele cria uma maior visibilidade do seu inventário, fornecendo informações sobre a demanda do seu produto e ajudando você a prever com mais precisão.


Ao reduzir um volume de tarefas repetitivas do dia-a-dia das mãos de seus funcionários, você será capaz de realizar muito mais em menos tempo – e com mais precisão do que nunca. A precisão na coleta e no pedido também melhora, assim como a satisfação do cliente.


Carregar e descarregar paletes e caminhões se torna mais rápido e preciso com caixas e scanners etiquetados com RFID.

O que levava horas intermináveis para conferência na doca por dia para descarregar, com o emprego do RFID, contar agora pode ser eficiente e preciso, reduzindo em média 30 vezes o tempo de contagem.


Para saber mais sobre como a tecnologia RFID pode beneficiar seu armazém, centro de distribuição ou operação da cadeia de suprimentos, visite o nosso site ou entre em contato com um de nossos especialistas.

 

Inventário simples e eficiente


Você sabe exatamente quais são os itens existentes no estoque de sua empresa hoje? Consegue identificar o seu estoque de maneira precisa e sem dor de cabeça? Se a resposta for não, está na hora de você realizar um inventário simples e eficiente!











218 visualizações0 comentário

Comments


  • Whatsapp
bottom of page