top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

PEQUENAS EMPRESAS E A INDÚSTRIA 4.0

Atualizado: 22 de jul. de 2023

PEQUENAS  EMPRESAS E A INDÚSTRIA 4.0
PEQUENAS EMPRESAS E A INDÚSTRIA 4.0

A Indústria 4.0


A Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial, é um conceito que engloba uma ampla gama de sistemas tecnológicos avançados em união com os modos de produção já utilizados.

Indústria 4.0
Indústria 4.0

Essas tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas, processamento de dados (Big Data) e computação em nuvem, podem ser inseridas em uma ou em todas as etapas do processo, tornando o trabalho das empresas descomplicado, automatizado e inteligente no conceito.


É muito comum que se pense que a implementação do conceito Indústria 4.0 é um conceito de ferramentas complexas e de altos custos que só se aplicam a grandes negócios e empresas. Muitas vezes assume-se, também, que a implementação de tecnologias avançadas presume que se modifique todo modo de produção ou uma substituição completa de recursos já utilizados.


Porém, tal afirmação não poderia ser mais equivocada, uma vez que há um impacto grande já com uso de tecnologias de baixo custo como computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT).



A Indústria 4.0 e as Pequenas Empresas

Indústria 4.0 descomplicado
Indústria 4.0 descomplicado

Algumas pequenas e médias empresas não consideram o avanço tecnológico uma prioridade a ainda acham que a Indústria 4.0 é distante, ou não têm tempo e recursos para investir nessa inovação. Obviamente, muitas pessoas não estão dispostas a investir seu capital em tecnologias por não perceberem de imediato suas vantagens –e por estas se darem geralmente a longo prazo – ou por não identificarem nas suas empresas e colaboradores as habilidades necessárias para a implementação dessas tecnologias.


Em alguns casos a adoção de tecnologias para melhoria e aprimoramento de processos empresariais é vista com desconforto pelos trabalhadores e colaboradores destas em razão de um certo medo de que acabem “sendo substituídos pelas máquinas”. É claro que, conforme as atividades comerciais, produtivas e de prestação de serviços se aprimoram e se modernizam diversos ofícios deixam de ser necessários e até mesmo de existir, porém, com a adoção de tecnologias e a consequente modernização muitos outros ofícios são criados e muitos ofícios existentes passam por uma manutenção tecnológica que permite que sejam mais eficazes e eficientes em seus resultados.


As Vantagens


Indústria 4.0
Indústria 4.0

Portanto, qualquer gestão implementada deve ter o envolvimento de todos para que entendam que reduzir atividades repetitivas e de baixo valor agregado libera a mão de obra especializadas para atividades de valor .


Ao contrário do que se pensa, a modernização das capacidades e modos produtivos com tecnologias da Indústria 4.0 são grandes aliados da assertividade e da sustentabilidade das empresas tanto em âmbito físico como em âmbito laboral.


Além da assertividade, desenvolver uma rotina empresarial tecnológica traz ganhos significativos como o aumento da produtividade, a integração entre os processos de produção, aumento da competitividade e a redução de custos e perdas por falhas.

Isso é possível por meio da adoção de sistemas inteligentes e autônomos alimentados por dados e machine learning. À medida que se usa a tecnologia no dia-a-dia de produção, a tecnologia “aprende” sobre a rotina industrial da empresa por meio da coleta de dados e informações de processos Ou seja, quanto mais dados forem coletados por meio da tecnologia inteligente, mais afinada estará para trabalhar em consonância no processo produtivo. A tecnologia está pronta para se adaptar aos seus processos, sem grandes dificuldades.


O Mercado Internacional


Com isso fica claro que a Revolução 4.0, justamente como a nomenclatura indica, tem um grande potencial para revolucionar o mercado regional, nacional e mundial independente do tamanho da organização.


Em escala global, a utilização de tecnologias avançadas na indústria aumenta a produtividade da maioria dos atores das cadeias globais de valor, levando os países a incentivarem e impulsionarem cada vez mais a modernização.


Conclusão:


Como vimos neste post, a Indústria 4.0 não é exclusiva das grandes corporações, mas está ao alcance de todas as empresas, inclusive as pequenas. O conceito central dessa revolução industrial é a adoção de tecnologias para impulsionar melhorias em processos e produtos, tornando-se uma poderosa aliada para impulsionar a competitividade e a eficiência dos negócios.


Independentemente do tamanho da empresa, a Indústria 4.0 oferece inúmeras oportunidades para otimizar operações, reduzir custos, aumentar a produtividade e a qualidade, além de aprimorar a experiência do cliente. Através da integração de dispositivos inteligentes, análise de dados, automação, inteligência artificial e outras tecnologias avançadas, as pequenas empresas podem dar um salto significativo rumo ao futuro.


É importante que os gestores e empreendedores estejam abertos a explorar as possibilidades da Indústria 4.0 e compreendam que essa transformação não precisa ser um processo complicado ou inalcançável. Iniciar com projetos-piloto, focar em soluções específicas para as necessidades do negócio e buscar parcerias com empresas especializadas são algumas estratégias para dar os primeiros passos rumo à Indústria 4.0.


Portanto, para as pequenas empresas que desejam se destacar no mercado competitivo e acompanhar as demandas de um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, abraçar a Indústria 4.0 é uma decisão sábia e necessária. Aproveitem essa revolução tecnológica para impulsionar a inovação, a eficiência e a competitividade, fortalecendo seus negócios e construindo um futuro de sucesso. Juntos, podemos transformar o cenário empresarial, democratizando as vantagens da Indústria 4.0 para todos os empreendedores, independentemente do tamanho de suas empresas.


Sim a indústria 4.0 está ao alcance de todas as empresas independentemente do tamanho da mesma, já que o conceito principal é adoção de tecnologias para melhorias seja de processos ou produtos!


Gostou? Comente, compartilhe! 😊


72 visualizações0 comentário
  • Whatsapp
bottom of page