top of page
  • Geovana Silveira

Tecnologia RFID para monitoramento de temperatura

Atualizado: 30 de mar. de 2023



No mundo da tecnologia RFID já existem TAGs passivas específicas, que possuem sensores em seus microchips, para monitoramento de temperaturas e, até mesmo, umidade.


Sensores de temperatura em TAGs de RFID para monitoramento e controle de temperatura de produtos e ambientes.


Para monitoramento de temperatura a tecnologia RFID é bastante eficiente  devido a sua capacidade de leitura e processamento rápido de informações.


À primeira vista, podemos pensar no controle de temperatura de alimentos e medicamentos que necessitem de refrigeração constante, bem como para monitoramento, controle e prevenção de incêndios em determinados locais.


Como funciona?


Da mesma forma que as outras aplicações de RFID, para monitoramento e controle de temperatura de itens e ambientes são necessárias: as TAGs (ou etiquetas), leitores e antenas de RFID.


Essas etiquetas de RFID para monitoramento de temperatura possuem sensores de temperatura em seus microchips, que operam na faixa de -30°C a +85°C com acurácia de ±1°C.


Em um caso de incêndio, por exemplo, o funcionamento se daria da seguinte forma:


No momento em que os sensores identificassem a elevação na temperatura, do ambiente ou de um item específico, por meio da leitura constante e em tempo real, eles enviariam essa informação ao software de gestão da solução. Esse software de gestão, por meio de integrações com outros softwares, emitiria um alerta sobre a possibilidade de incêndio, para instituições como o Corpo de Bombeiros, e/ou acionaria o funcionamento de sprinklers, lacraria portas antichamas, desativaria elevadores, e etc., por exemplo.


E qual a diferença do monitoramento por RFID e os sensores tradicionais?


Os sensores tradicionais medem e geram relatórios de uma área preestabelecida não tendo acurácia do ponto exato no qual o item ou objeto a ser monitorado se encontra.


No caso do sensor RFID, a leitura é realizada, analisada e transmitida em tempo real gerando dados e informações precisas já que as etiquetas de RFID podem ser afixadas a cada item/objeto. O que permite a tomada de decisões baseadas em medidas preventivas preestabelecidas conferindo proatividade às ações de segurança.


Conclusão


Em suma, além de oferecer soluções para contagem instantânea, certificação de autenticidade e localização em tempo real a tecnologia RFID também se aplica a soluções para monitoramento e controle de temperatura e prevenção e combate à incêndios de forma bastante eficaz.


Tudo isso é possível por conta do alto potencial dessa tecnologia, que permite a leitura, armazenamento, processamento e análise de informações de forma instantânea e em massa, sem a necessidade de contato visual com o item etiquetado e também pela nossa plataforma IoT e Big Data Analytics.


Converse com um de nossos especialistas para conhecer a solução!

194 visualizações0 comentário

Comments


  • Whatsapp
bottom of page