Glaucia Gomes
Sobre o coronavírus – COVID-19 e precauções
Atualizado: 28 de mar.

O coronavírus – COVID-19 – é um vírus que surgiu na China, e ali mesmo foi isolado em 1937, porém um novo agente deste mesmo vírus foi registrado no mesmo país em dezembro de 2019, mais aproximadamente no mercado de Wuhan, onde é vendido muitos animais como alimento, por isto há suspeitas e estudos, se o coronavírus vem destes animais, não sendo ainda confirmado. Mas fato é que ele se proliferou de tal forma que vem infectado o mundo inteiro, sendo de maior risco para pessoas com baixa imunidade, problemas cardíacos, respiratórios e pessoas idosas.
Apesar de todo um “susto” no início de 2020, as investigações sobre a transmissão e contaminação já estão em andamento, porém já está validado a contaminação por gotículas respiratórias que também são disseminadas ao toque. Já, os sintomas da infecção não é novidade pra ninguém, uma vez que está sendo noticiado profusamente pelos meios de comunicação; eles são semelhantes aos de uma gripe ou resfriado e incluem tosse, cansaço, falta de ar, semelhante a uma pneumonia. Porém, os médicos alertam que as doenças, gripe e coronavírus, podem confundir algumas pessoas, e que para ter a certeza da doença, é necessário esperar no mínimo seis dias para ir até um hospital fazer os devidos exames para então o tratamento correto.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica algumas precauções:
Evitar aglomerações.
Evitar contato físico com pessoas que vieram da rua antes de serem devidamente higienizadas.
Lavar muito bem as mãos.
Passar álcool em gel (70%).
Evitar por as mãos em determinados lugares, como transporte público e porta de banheiro, e se inevitável, higienizar imediatamente depois.
Em caso de contágio:
Infectados terão que ficar isolados por pelo menos 15 dias.
Caso seja essencial contato com outras pessoas, é recomendado que use máscara e lavem muito bem as mãos.
Ainda é válido avisar que não se trata de férias coletivas, mas sim de uma consciência social para um bem maior, devendo-se manter afastamento social.
Estas são as mais importantes precauções que devemos tomar neste momento, não só na empresa, não só na cidade, mas em todo o mundo. Em muitos lugares, inclusive, por precaução de maior contaminação em grande escala, já fecharam e mudaram suas rotinas por conta desta pandemia.
No nosso segmento, muitos eventos internacionais e nacionais vem sendo postergado. A exemplo, temos, segundo o site internacional IOP Journal, a Emerald Expositions. Foi emitida uma nota sobre o próximo RFID Journal LIVE! 2020 que estava agendado para 28 a 30 de abril de 2020, no Centro de Convenções de Orange County em Orlando, na Flórida, sendo adiada para somente em setembro, e será co-localizado com outro evento da Emerald, a Surf Expo.
Não só no Brasil, como nos EUA e Europa, várias empresas estão fechando e mudando sua rotina a fim de amenizar aglomerações para evitar tais contaminações. Os profissionais do mundo inteiro na área médica estão em alerta e a todo o momento passando todas as precauções e informações preciosas para que não se torne ainda pior.
A RFID Brasil, solidária com a política governamental emanada pelas autoridades sanitárias, está sintonizada com todas as medidas que estão sendo implementadas e que dentro da evolução cronológica dos fatos irá atualizar os seus aspectos operacionais sempre priorizando a saúde dos seus clientes, colaboradores e parceiros.
Estamos aqui para prestar qualquer esclarecimento. Se desejar, entre em contato clicando no botão abaixo.