top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

Tecnologia RFID na passarela do samba: Evolução nota 10!

Atualizado: 28 de mar. de 2023




Que o carnaval é a maior festa em céu aberto do mundo isso não restam dúvidas! Mas que o mesmo carnaval cujo o propósito é a diversão, alegria e samba vem se profissionalizando e fica cada dia mais evidentes na hora de se escolher a escola de samba vencedora do carnaval!

Este ano após uma mudança na forma de contabilizar votos e apurar os resultados, onde décimos de pontos foram decisivos para o resultado final, as escolas de samba tiveram como foco central a perfeição, a busca da excelência, e claro lançando mão de tecnologia como aliada nesta odisseia!

Não é mais sorte ou emoção!


A gestão no carnaval


No Carnaval, as agremiações caminham, cada vez mais, para o profissionalismo e o diferencial das novas escolas é a gestão. Sem dúvida alguma, nas escolas de samba vem-se adotando uma cultura mais “empresarial” onde cada tomada de decisão é estratégica e o melhor de tudo é que esta tomada vem sem enfrentar resistências dos grupos mais tradicionais, e é aceito pela comunidade.

Nessa perspectiva vê-se cada vez mais que as escolas de sambas enquanto organizações culturais e recreativas sofrem influência do processo de globalização, tornando-se competitivas focadas em uma gestão de resultados voltada para: eficiência, eficácia, e racionalidade no emprego e usos de materiais e tecnologia se assemelhando a uma organização empresarial.

Na disputa entre elas, quem se sagrará vencedora? Cada detalhe é muito importante já que a competição é acirrada levando a disputa a níveis elevadíssimos.

Tecnologia no carnaval: DEZ NOTA DEZ!


Este ano a escola de samba Rosas de Ouro do carnaval Paulistano recebeu cinco notas 10 no quesito evolução, tal feito é resultado sem dúvidas da entrega dos seus quase cinco mil integrantes, mas em especial as equipes que acompanham em tempo real um total de 2,3 mil integrantes que desfilaram com fantasias “chipadas”. Nelas foram inseridos etiquetas inteligentes com chips RFID, e ao longo da passarela foram instalados antenas para a leitura dos mesmos. Com isso, conseguiu-se coletar informações diversas, dentre elas: o horário de entrada, tempo de desfile em cada setor e evolução, para ajudar os dirigentes a organizar o desempenho da escola na avenida, podendo com isso orientar e intervir para uma evolução NOTA 10!


Esta mesma tecnologia foi aliada na solução de rastreabilidade que auxiliou na retirada e devolução das fantasias usadas pelos integrantes garantindo assim o modelo certo para a pessoa certa em questão de segundos. Outro diferencial foi no retorno das fantasias à escola de forma rápida para que a destinação correta viabilize o seu reaproveitamento e dos materiais empregados para outras finalidades.


Tecnologia no carnaval

Outro exemplo de tecnologia no carnaval


No carnaval de Salvador onde é prioritariamente um carnaval de rua, muitos bairros tiveram suas ruas com tráfego restrito, ou até mesmo impedido, contudo os moradores destas regiões não podem ter sua circulação interditada, até o ano passado esse controle era feito por um documento impresso e checado por agentes em listagens previamente elaboradas. Mas neste carnaval uma empresa em parceria com a Transalvador instalou portais com RFID e todos os veículos autorizados receberam uma etiqueta inteligente, permitindo o acesso a estas áreas. As etiquetas eram lidas automaticamente e à distância, facilitando assim a mobilidade pública e circulação sem falar na agilidade da atualização dos veículos permitidos em suas áreas.

Como podemos ver a tecnologia é nossa aliada em diversos momentos do nosso cotidiano!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Whatsapp
bottom of page