top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

Conheça 10 empresas que usam RFID com sucesso

Atualizado: há 5 dias

A tecnologia RFID vem sendo estudada e aprimorada para prover soluções para as empresas. Ela trouxe automatização para os processos, controle de estoque, controle de acesso em eventos, identificação de produtos, entre outros. A utilização dessa tecnologia também provê redução de perdas (furtos, extravios, defeitos) para as empresas.


Conheça 10 empresas que usam a tecnologia RFID com sucesso:

1. Empresa de reciclagem de PET


Empresa do ramo de reciclagem adota RFID para rastreabilidade ponta a ponta!

Um novo segmento que vem se destacando como usuário da tecnologia RFID, para dar rastreabilidade de ponta a ponta, ou seja, desde o recebimento do fardo prensado identificando o seu fornecedor, acompanhando todas as etapas dos processos internos da reciclagem, até a moagem, identificando os flocos e sequencialmente, possibilitando certificar quais foram as garrafas ou materiais fabricados a partir dos fardos recebidos no início do ciclo!


Esta tendência é totalmente alinhada com a percepção de valor dos consumidores e clientes atuais, que podem acompanhar na linha do tempo através da rastreabilidade ofertada pela empresa o seu impacto positivo na retirada de lixo do meio ambiente e participar ativamente do ciclo de economia circular.


Muito bacana essa iniciativa que já foi adotada por uma grande empresa do segmento, sendo ela a líder não apenas no mercado brasileiro, mas também na inovação e adoção de tecnologia no seu segmento!


2. CORREIOS


Os correios adotaram a tecnologia RFID com o objetivo de rastrear em tempo real as encomendas. A instituição trocou o uso do código de barra lido individualmente no seu processo de deslocamento pela tecnologia de radiofrequência de leituras instantânea com portais de leitura RFID.


A utilização das tags RFID permitem que as leituras ocorram em massa, a distância e sem visada e em até dez metros de distância, dispensando o trabalho da leitura manual (bipando um a um) das encomendas.


Os Correios calculam que o uso da tecnologia pode trazer 16% de economia no valor declarado na contratação do serviço, além de grandes ganhos operacionais. Tais como, precisão, controle e qualidade na informação.


3. ROCK IN RIO


O Rock in Rio também aderiu a tecnologia de RFID para suas pulseiras que contém as informações de quem comprou a entrada para o evento, substituindo os ingressos convencionais. Essas pulseiras possuem um chip RFID e cada uma delas tem uma identificação única. Ao chegar na portaria do evento, basta passar a pulseira no leitor que ela será lida e validada, liberando o acesso ao evento.


4. COCA COLA


A Coca Cola está utilizando o RFID em seu dispenser para ofertar em uma só máquina mais de 100 bebidas diferentes. Não é uma máquina de latinhas comum, a bebida é preparada na hora, conforme a escolha do cliente. O cliente escolhe a receita da bebida que quer e também pode fazer misturas, por exemplo, acrescentar suco no refrigerante.


A tecnologia permite a identificação de 30 ou mais cartuchos e pode verificar a quantidade de sabor dentro de cada um. Ela também permite a transmissão dos dados de volta para a Coca Cola indicando quais bebidas estão sendo mais consumidas e em qual momento esse consumo está acontecendo, além de informar qual ingrediente está acabando.


5.   BIBLIOTECA DO MAR (MUSEU DE ARTE DO RIO DE JANEIRO)


A biblioteca do MAR implantou o sistema de RFID para gerenciamento de seu acervo. Foram instaladas etiquetas de dupla face entre as páginas dos livros. As etiquetas possuem todas as informações sobre os livros gravadas no chip e facilitam o empréstimo via sistema.


Além disso, as portas de entrada e saída possuem portais capazes de detectar a movimentação de livros que não foram emprestados, evitando furtos. A implantação dessa tecnologia aumentou a segurança da biblioteca e otimizou o sistema de empréstimos.


6. Indústria de Calçados


Uma Grande indústria de calçados, realizou estudos com a tecnologia RFID para recebimento de matéria primas, controle de processos, armazenamento de estoque de produto acabado e embarque de pedidos. Nos testes foram usados etiquetas com chip RFID na base do calçado que a partir deste ponto todo o processo produtivo podia ser acompanhando em tempo real, evitando-se desconformidade de montagem, conferindo tempos de produção ou ociosidade de máquinas. Além disso checagem de embalagem, montagem de caixas e seu armazenamento no estoque.

Finalizando o processo realização de conferência de embarque de pedidos desde do picking list ao packing list.


O ROI deste case foi de 4 meses e um aumento de produtividade na ordem de 30%.


7. Fabricantes de Calçados


Este fabricante de calçados A Indústria e Comércio de Calçados Idol Ltda é uma empresa do ramo coureiro- calçadista, localizada e operando no Sul do Brasil, usa chips RFID em suas formas para a programação da produção. Agora ela adquire no mercado nacional os chips e pela facilidade e agilidade não precisa mais operar o processo de importação e investimento em estoque local de chips.


8. Boticário


O Grupo Boticário foi agraciada na edição do RFID Live 2019 no quesito Best Retail RFID Implementation, pela sua experiência e adoção da tecnologia RFID para melhorar o fluxo, identificação, rastreamento e gerenciamento de mercadorias em seus centros de distribuição e lojas.


Com isso ela consegue agilidade e confiabilidade nos processos melhorando a experiência do cliente e mantendo ao manter seus estoques alinhados evitando assim a quebra dos mesmos e viabilizando pronta entrega dos seus itens.


9. Fábrica de Plásticos


A fábrica de plásticos bolha Multinova substituiu a utilização de códigos de barras para rastrear bobinas de seus produtos assim que adotou uma solução de RFID. A companhia também processa polietileno e polipropileno expandidos e se dedica à fabricação de mantas planas, placas, perfis, tubos, cantoneiras e redes.


A Multinova, teve ganhos de agilidade e confiança na separação de pedidos na ordem de 60% na verificação automática realizadas pelo portal RFID, graças à eliminação do processo manual de bipagem individual necessário quando usava código de barras.


https://brasil.rfidjournal.com/estudos-de-caso/vision?18018


10. Controle de frota e pátios


O controle de frotas e pátios das indústrias de automóveis é demandante de intensa mão de obra, além de tempo para que seja localizado um determinado veículo, seja para inspeção ou controle de qualidade. Além disso o carregamento de um pedido leva muito tempo o que na prática é perda financeira uma vez que tanto caminhão, truck e motoristas ficam parados até o fim do carregamento, soma-se a isso o tempo de conferência na portaria de saída.


Este problema foi resolvido graças a adoção de uma solução inovadora chamada “Cyborg” que automatiza a coleta de dados de forma automática do pátio, atualizando em tempo real as plantas de estacionamento dos mesmos com precisão de um veículo.


Desta forma é possível usar inteligência de gestão embarcada no software, para organização dos estacionamentos conforme pedido, destino ou portaria de saída, para agilizar todos os processos da indústria. E na saída a conferência da carga por RFID atualiza o ERP dando baixa no estoque.


Bônus:


THYSSENKRUPP


A Thyssenkrupp utiliza RFID para agilizar o processo de embarque de placas de metal. Cada placa possui uma etiqueta RFID. Ao embarcar essa placa no navio, o leitor lê o código RFID dessa placa e envia os dados dela para o sistema do porto. Dessa forma o sistema sabe as informações de peso, material e que a placa está dentro do navio. Essa tecnologia agiliza o processo de embarque, evitando assim que o navio fique parado por muito tempo no porto.


CONVENÇÃO ROTARY


Na Convenção Rotary foi utilizada a tecnologia de sistemas de localização em tempo real (RTLS) que permite o rastreamento e identificação da localização de objetos ou pessoas. Os participantes do evento receberam credenciais com um chip RFID que possibilitou o controle de entrada e saída das pessoas do evento, além de coletar informações de quantos participantes estavam no local, quais palestras estavam assistindo e o tempo de permanência de cada um em cada ambiente.


A tecnologia RFID vem para agregar inteligência aos processos e auxiliar na gestão tornando-a acurada e precisa. Hoje é uma tendência o emprego da tecnologia nos processos, sejam eles industriais, comerciais ou serviços já que com esta tecnologia a informação além de precisa é rápida permitindo com isso interferências ágeis para sua melhoria.


Este post é uma atualização do post


https://rfidbrasil.com/blog/tecnologia-conheca-5-empresas-que-usam-rfid/


Quer conhecer mais soluções de implantação do RFID? Deixe sua pergunta nos comentários!

#Patrimônio #ControlePatrimonial #GestãodeEstoqueeInventário #Gestão #TagRFID #Estoque #EtiquetaRFID #RFID #LeitorRFID

170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Whatsapp
bottom of page