top of page
  • Geovana Silveira

5 benefícios do uso de tecnologia para o controle de estoque

Atualizado: 15 de mar.


ESTOQUE RFID


Foi-se o tempo em que o controle de estoque era feito pelo tráfego de papéis entre fornecedor, empresa e cliente, o que tornava a comunicação muito lenta e sujeita a todo tipo de erros. Hoje, uma gestão de logística de sucesso deve contar com o uso da tecnologia para o controle de estoque.


E não falamos somente da aplicação dela para otimizar a comunicação entre as partes envolvidas no gerenciamento do estoque, mas também no próprio controle dos materiais armazenados. Afinal, a logística é um dos pontos que mais influenciam na lucratividade de uma empresa e, por isso, merece contar com as melhores ferramentas disponíveis.


Para te mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento, selecionamos 5 benefícios que ela proporciona ao controle de estoque, independentemente do ramo de negócio da sua empresa. Acompanhe conosco e descubra!


Visibilidade


Com a tecnologia RFID você tem visibilidade TOTAL!


Como isso ocorre?


Todas as movimentações e mudanças de responsável são registradas e melhor com registro histórico delas, os quais podem ser usados para estratégia de negócios. Sendo ainda possível a redução de desvios que costuma ocorrer quando o controle de estoque manual leva meses para ser realizado.


Conheça estas dicas:


1. Reduz os erros


O uso de planilhas manuais acaba induzindo ao erro. Isso porque, nesse caso, todos os dados devem ser coletados e implantados manualmente pelos funcionários, ficando sujeito a erros humanos e à inserção de informações imprecisas do estoque.

Além disso, planilhas manuais tomam muito tempo do trabalho e nem sempre resultam em resultados reais, a recontagem é uma realidade nessas operações, o que aumenta o prazo de realização e custo. enquanto que o uso de ferramentas tecnológicas reduz a chance de erros e confere precisão aos dados do estoque — primeiro passo para conquistar redução de custos.


2. Aumenta a produtividade


O ditado popular “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido quando pensamos em controle e gestão de estoque. A contagem manual gera acúmulo de papelada desnecessária e faz com que você deixe negligencie outras atividades mais relevantes.

O desgaste físico e emocional de uma equipe de contagem de estoque é um fato que não podemos negar, isso gera insatisfação dos colaboradores e custos adicionais para empresa.


Soluções de contagem e conferência automatizada com parametrização feita especialmente para o seu negócio deixarão você e a sua equipe com tempo livre para focar em melhorias nos seus processos logísticos.


3. Garante segurança aos dados


A segurança da informação é um dos aspectos mais importantes para empresas de todo mundo atualmente. A quantidade de informação sigilosa e crucial para a operação do negócio que circula pelos corredores da organização aumentou consideravelmente e é preciso tomar medidas que protejam esses dados contra perdas e ataques criminosos.


A tecnologia mantém os seus dados de estoque mais seguros. Imagine perder toda uma papelada referente às movimentações de determinado fornecedor?

Dados como estes não podem estar disponíveis para uma eventual evazão e cair em mãos erradas, seja concorrente ou chantagistas.


Com as informações sendo controladas por uma rede de computadores segura esse risco é praticamente eliminado.


4. Diminui o desperdício


Em algumas situações, um comprador atua sob demanda, recebendo ordens de cotações de produtos ou serviços específicos para contratar para a empresa. Nessa situação, a agilidade na conferência e entrega reduz o tempo de faturamento.

Contudo, em outras ocasiões, produtos e serviços têm demanda recorrente e é preciso estar atento ao estoque para não realizar compras que fujam à necessidade e causem gastos desnecessários.


Ao contar com a tecnologia para gerir o estoque e compras de sua empresa, é possível ganhar autonomia nas decisões de trabalho.


Isso porque o comprador terá a poucos cliques todos os dados e informações para orçar quantidades e especificações adequadas. O histórico de movimentação trará clareza sobre o uso das mercadorias evitando que elas fiquem paradas e gerem perdas.


5. Otimiza a tomada de decisão


Para fazer um bom planejamento é preciso ter em mãos dados confiáveis e uma análise certeira. Ferramentas de análise podem trazer ao seu controle de estoque informações que farão a diferença na hora da tomada de decisões.


Precisa reduzir o estoque de um produto e aumentar de outro? Algum material pode ser incluído em uma política “just in time”? Tudo isso fica mais claro com a ajuda da tecnologia, além de servir de apoio para justificar à sua equipe e à diretoria da empresa os rumos tomados.


E se você quer ter um controle ainda mais preciso do seu estoque, conheça a tecnologia RFID, que vem revolucionando a gestão de estoque e processos logísticos de diversas empresas, e saiba como aumentar ainda mais sua lucratividade!


Recentes casos de adoção da tecnologia RFID para controle de estoque gerou uma verdadeira revolução onde foi possível aumentar a velocidade conferência na ordem de 30 vezes, isso com dados confiáveis com armazenamento em nuvem que possibilita o acesso por múltiplas plataformas!


#Gestão #Inventário

111 visualizações0 comentário
  • Whatsapp
bottom of page