top of page
  • Paola Chastagnier

Ativadores e desativadores, qual o melhor para minha Biblioteca?

Atualizado: 24 de mar. de 2023

Com a diversidade de equipamentos ativadores e desativadores de etiquetas eletromagnéticas disponíveis no mercado, algumas vezes escolher o equipamento ideal se torna uma tarefa difícil.  Que tal entender um pouco melhor como cada um deles funciona? E garanta que seu investimento vai lhe trazer o retorno esperado.


Ativadores


Os equipamentos de ativação realizam exclusivamente a ativação/reativação das etiquetas eletromagnéticas e são utilizados apenas nas operações de devolução do livro.


Desativadores

Desativador não elétrico

Os equipamentos de ativação realizam exclusivamente a desativação das etiquetas eletromagnéticas e são utilizados apenas nas operações de empréstimo do livro. É possível até mesmo encontrar no mercado desativadores mais simples que não necessitam ser ligados à rede elétrica.


Ativadores e Desativadores


Atualmente as bibliotecas têm optado pela aquisição de equipamentos mais modernos que realizam ambas as operações em um único aparelho, ou seja, ativam e desativam as etiquetas, sendo a operação escolhida pelo usuário.



Ativadores – Desativadores – Verificadores de etiquetas


Além de realizar as operações de ativação/desativação, equipamentos com a função de verificação de etiquetas eletromagnéticas são capazes de detectar se o livro possuí etiquetas eletromagnéticas. Mas qual é a vantagem desta função?


Ativadores e Desativadores

Com a função de verificar a presença de etiquetas é possível evitar que livros não etiquetados ou que tiveram suas etiquetas depredadas ou arrancadas por usuários retornem ao acervo antes de receberem uma nova etiqueta. Desta forma as ações de usuários mal intencionados são coibidas e o seu acervo fica ainda mais seguro.

Desativador e reativador inteligente


Equipamento que desativa e reativa a etiqueta protetora eletromagnética a partir de um computador conectado ao software de gestão da biblioteca. Ele funciona de forma eletrônica e é acionado imediatamente após a realização do empréstimo pelo software de gestão da biblioteca. Esse equipamento evita a desativação de uma obra sem que ocorra o empréstimo, trazendo assim mais segurança para evitar a evasão de itens. Com este modelo de equipamento é possível posicionar no balcão de empréstimo, de forma que o próprio aluno posa posicionar o livro, já que o comando é eletrônico via comunicação por software.


Qual equipamento é ideal para minha biblioteca?


Indicamos um equipamento por ponto de atendimento. Para bibliotecas com pontos de empréstimo e devolução separados, é possível comprar um equipamento de ativação para cada ponto de devolução e um de desativação para cada ponto de empréstimo. Quando há vários pontos de empréstimo e devolução o ideal é ter pelo menos um equipamento desativador não elétrico como backup.


Para bibliotecas com apenas um ponto de atendimento, o ideal é adquirir um equipamento ativador/desativador, preferencialmente com verificador de etiquetas.  Este tipo de aquisição permite economia. Não somente financeira, como também na utilização de espaço no balcão. E evita, também,  o deslocamento desnecessário do bibliotecário que poderá realizar tanto o empréstimo quanto a devolução do livro sem precisar se deslocar.


Em todos os casos sugerimos a aquisição de pelo menos um desativador não elétrico, que não onerará tanto o projeto e ainda servirá de backup auxiliando nos momentos de alto fluxo de usuários em um período de tempo restrito, muito comum em período de provas, bem como em caso de pane do equipamento principal.


Ergonomia


Como os processos de empréstimo e devolução são repetidos diversas vezes por dia, o risco de lesões por esforço é recorrente no dia a dia dos bibliotecários, Para evitar este tipo de problema é muito importante verificar a ergonomia do equipamento antes de adquiri-lo. Muitos exigem que o livro seja deslizado a fim de ativá-lo e desativá-lo e este processo pode ser desgastante quando realizados muitas vezes no dia. Procure sempre adquirir equipamentos cujo funcionamento é estático e não exige o movimento de deslize do livro, assim você estará prezando pela saúde e bem estar de toda a equipe de sua biblioteca.


Compatibilidade


Os equipamentos ativadores e desativadores disponíveis no mercado seguem os mesmo padrões e normas e por são compatíveis com a maioria das etiquetas eletromagnéticas comercializadas atualmente.

Solicite adesão a uma das ATA vigentes.


Manutenção


Outro fator importante a ser levado em consideração na hora de escolher um equipamento para sua biblioteca é a garantia e manutenção ofertada. Sempre verifique se o fornecedor é capaz de realizar a manutenção do equipamento que está sendo ofertado a longo prazo. Cuidado para não comprar produtos importados cujos revendedores no Brasil não possuem capacidade técnica para realizar a manutenção do mesmo.


Com as estas informações temos certeza de que ficou mais simples escolher qual ativador/desativador é ideal para sua biblioteca.



333 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
bottom of page