top of page
  • Paola Chastagnier

Sistema Antifurto Para Biblioteca

Atualizado: 24 de mar. de 2023

Infelizmente muitas bibliotecas sofrem anualmente com o prejuízo de milhares de reais causado por furtos. Além da perda financeira, estes furtos representam também a perda de títulos inestimáveis por sua raridade, conteúdo ou impossibilidade de reposição. Conheça mais sobre sistema antifurto.


Sistema Antifurto


Para resolver estes problemas as bibliotecas vem há anos investindo em sistemas antifurto para bibliotecas de diversas tecnologias na tentativa de inibir usuários mal-intencionados e proteger o acervo de uma maneira geral. Contudo, alguns bibliotecários ainda têm muitas dúvidas referentes aos diversos tipos de tecnologias disponíveis no mercado bem como suas aplicações.


Para facilitar na escolha do sistema antifurto para sua biblioteca, postaremos uma série de materiais ricos, sobre as tecnologias disponíveis no mercado, seus componentes e suas aplicações.



Para introduzirmos o assunto começarmos falando um pouco mais sobre a tecnologia eletromagnética.


Tecnologia Eletromagnética


A tecnologia eletromagnética vem sendo a mais utilizada para segurança de acervos devido ao seu custo benefício e a sua alta taxa de assertividade que chega a aproximadamente 95%.


Esta tecnologia possui diversas vantagens, sendo uma das principais a diversidade de modelos e formatos de etiquetas, o que permite a aplicação não somente em livros, mas também em revistas, periódicos e mídias digitais, sendo elas VHSs, CDs ou DVDs. Há no mercado uma gama de etiquetas adequadas a cada um destes itens. Além dos diversos formatos, a tecnologia eletromagnética possui etiquetas desativáveis, facilitando as operações de empréstimo e devolução. Ou seja, com esta tecnologia é possível desativar a etiqueta do livro que está sendo emprestado. Assim o usuário passará pelos portais antifurtos sem acionar o alarme. No ato da devolução este livro terá sua etiqueta reativada, impedindo que ele saia sem autorização.


Conte ainda com o verificador de presença de etiquetas, já que é possível a retirada da etiqueta de segurança fora das dependências da Biblioteca, mas ao posicionar o livro no ativador eletrônico é possível identificar que a obra está sem a etiqueta e providenciar imediatamente uma reposição.


Outra vantagem desta tecnologia é a existência de etiquetas do tipo fitilho que permitem a aplicação entre as páginas dos livros, evitando que ela seja identificada pelo usuário, dificultando a depredação e maximizando assim a segurança do acervo.

Composição de Sistema Antifurto


Um sistema antifurto eletromagnético é composto basicamente de portais antifurto, equipamentos de ativação e desativação de etiquetas eletromagnéticas e as próprias etiquetas eletromagnéticas.


Para as bibliotecas que necessitam de ter o controle de fluxo de usuários e a média de visitas registradas, é possível também incluir no sistema antifurto um contador de fluxo de usuários que auxilia na criação de relatórios de visitas. Alguns contadores de fluxo mais modernos contam também com software, emitindo relatórios completos de entradas e saídas de usuários, por dia, por semana, por mês, etc. Estes tipos de relatórios ajudam na política de melhorias do espaço físico e adequação para atender o público usuário identificando quais os horários de maior e menor frequência, facilitando na hora de programar as escalas de atendimento ou até mesmo na organização das atividades diárias da biblioteca.

Sistema Antifurto em Biblioteca

Sistema Antifurto em Biblioteca

Instalação


O sistema antifurto eletromagnético é um sistema sensível a algumas fontes de interferências, e sua instalação deve ser sempre realizada por técnicos especializados para que as normas de acessibilidade sejam respeitadas e que sejam devidamente verificadas as condições do ambiente. Somente assim será possível ter um sistema com detecção perfeita e sem falsos alarmes.


As antenas podem ser instaladas diretamente no piso ou sobre plataformas metálicas recobertas por tapetes personalizados, e em obediência às normas de acessibilidade da NBR 9050/2015. A vantagem da instalação sobre a plataforma metálica é a possibilidade de instalação sem perfuração do piso e a sua fácil remoção, caso este equipamento necessite ser reinstalado em outro local futuramente.


Indicação


O sistema eletromagnético é indicado para todos os tipos de bibliotecas, principalmente para aquelas que possuem o acervo aberto. Sendo um par de antenas para cada porta com vão de passagem variando entre 0,85 até 1m. Portas com vãos maiores precisarão de conjuntos com no mínimo 3 antenas. Para os ativadores/desativadores a indicação é de um por ponto de atendimento.

Sistema antifurto RFID


Com o avanço da tecnologia agora as bibliotecas podem contar com o sistema antifurto RFID agregando inteligência aos processos.

Com o RFID é possível ter diversos formatos na montagem do portal antifurto, desde de embutir no teto (ficando totalmente invisível) a sua montagem discreta, permitindo corredores de passagens flexíveis e tornando a aparência da saída da biblioteca mais limpa.

Antenas Antifurtos RFID

Antenas Antifurtos RFID

Com a estação de trabalho integrada os sistema de gestão da biblioteca é possível realizar o empréstimo e devolução em massa sem a necessidade de bipar item a item, e com o uso do leitor portátil realizar inventários em minutos ou a busca daquela obra escondida ou fora do local.


Já com o auto atendimento é possível que o próprio usuário realize seu empréstimo ou devolução de forma segura e automática e sempre integrado com o sistema de gestão da biblioteca. E agora já é possível contar com o Robô assistente de bibliotecas que além de orientar o usuário pode realizar empréstimos, devoluções e sugestões de serviços.

Auto atendimento para biblioteca

Auto Atendimento RFID para bibliotecas

 

Ainda com dúvidas sobre sistema antifurto para biblioteca? Acompanhe nosso blog e descubra um pouco mais sobre sistemas antifurto para bibliotecas ou entre em contato com um de nossos consultores. Se preferir, fale diretamente conosco pelo email comercial@rfidbrasil.com.


Equipe RFIDBrasil®


1.506 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
bottom of page